Editorial

Uma jovem de 25 anos com sabedoria de 150

Compartilhar:

Este editorial vai ser excepcionalmente escrito na primeira pessoa do plural – somos nós dois a escrevê-lo. Entenda por “nós” o cofundador da HSM e grande idealizador da revista José Salibi Neto (o S de HSM) e o presidente da HSM, Reynaldo Gama. Ambos pagamos tributo a __HSM Management__ como thinkers e practioners da gestão e da liderança de empresas. E ambos sabemos que dificilmente há fonte de insights melhor.

Começamos compartilhando nossas memórias afetivas da revista. Eu, Reynaldo, lembro de ter me conectado com __HSM Management__ pela primeira vez no início dos anos 2000, o acesso a um conteúdo vanguardista naquela época era mais difícil e a revista era a queridinha daqueles que cursavam administração de empresas e economia. Lembro que economizava (vida de universitário não é fácil) para correr nas bancas e comprá-la! Eu estudava à noite e fazia estágio durante o dia, a revista me acompanhava nos trajetos de ônibus entre casa, trabalho, universidade e casa. Entre muitas coisas, lembro-me da primeira revista em 2003, em que li o alerta de Peter Senge sobre empresas totalitárias não poderem ser learning organizations, porque é preciso haver uma democracia de ideias para haver capacidade de aprender continuamente.

Eu, Salibi, lembro-me também dessa primeira edição de 2003, porque foi quando começamos a fazer uma cobertura sistêmica da HSM Expo na revista. Em vez de oferecer um pequeno resumo do que era dito em cada palestra – o que disse Senge, Tom Peters, Deepak Chopra, Michael Hammer etc. –, provoquei a equipe a relacionar entre si os conteúdos dos diversos participantes, internacionais e brasileiros, com uma abordagem multidisciplinar. Afinal, gestão das empresas é multidisciplinar, certo? (Ou algum líder pode se dar ao luxo de cuidar de uma única coisa de cada vez?) Quais eram os takeaways do evento inteiro? Pus à prova minha curadoria – e deu muito certo. Eu me recordo até hoje do título que a Adriana (Salles Gomes) deu: “O início da era da sabedoria”. O evento teve alto impacto – recebeu 24 mil pessoas – e a cobertura da revista foi igualmente um marco! Até quem tinha ido ao evento descobriu coisas novas!

Agora, queremos falar desta edição especial, que ganhou um projeto gráfico especial, sob a batuta da nossa nova editora, Maria Clara Lopes. Ela se organiza, como você vai perceber, em temas do passado (o que fica), do presente (que é ambidestro) e do futuro (em construção). Iniciamos com uma Contagem Regressiva resgatando trechos de uma entrevista passada que Peter Drucker, pai da administração moderna e padrinho de __HSM Management__, deu (ao Salibi) – reveladora de quão terrivelmente atual Drucker continua. Curiosidade: a última entrevista do mestre antes de morrer foi concedida a esta revista. Na mesma seção há uma entrevista exclusiva com Karl Schwab, o fundador do Fórum Econômico Mundial, que é a melhor encarnação possível do presente. E há outra com Arnav Kapur, do MIT Media Lab, um representante legítimo do futuro que nos espera. Nas páginas que se seguem, o Dossiê olha para o futuro; um infográfico especial seleciona, nas cinco gerações passadas de __HSM Management__, aquilo que segue valendo; e artigos de excelência, somados às notas de Direto ao Ponto e Assunto Pessoal, compõem o presente.

Por fim, queremos frisar quão simbólico é que __HSM Management__ faça 25 anos e chegue ao nº 150 ao mesmo tempo. Como cada edição equivale a um ano de conhecimento, ela tem a sabedoria dos 150 anos. Com a energia e o frescor dos 25. É o melhor dos mundos! Feliz 2022!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura