Diversidade

Uma sobe e puxa a outra

O volume 2 do livro “Uma sobe e puxa a outra”, lançado neste mês de maio, é a prova de que as mulheres são mais fortes juntas e usam seus lugares de poder e privilégio para transformar a realidade
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

Em 2016, quando criei o movimento #AquiEstãoAsMulheres, a [sororidade](https://www.revistahsm.com.br/post/sororidade-e-pratica-coletiva) (irmandade feminina) ainda era um conceito muito distante das nossas vidas. Comecei a receber mensagens das mulheres que não me conheciam perguntando por que eu as estava promovendo e o que eu queria em troca.

Avançamos bastante nesses sete anos. Hoje temos incontáveis grupos, organizações, redes e iniciativas de mulheres que apoiam, mentoram e promovem outras mulheres. Acompanho e faço parte de algumas, entre elas a Plan International Brasil, o Vital Voices Visionaires, o 30% Club, o Mulheres do Brasil, a Rede Mulher Empreendedora, a BPW International, a Inspiring Girls, o Plano Feminino, o Plano de Menina, o Força Meninas e a AngelUs.

Em dezembro do ano passado, fui puxada para o movimento “Uma sobe e puxa outra”. Minha madrinha foi a Silvana Abramovay, sócia-fundadora da Amor aos Pedaços. Criado há 11 meses pela Natasha de Caiado Castro, o *Uma sobre e puxa a outra* é pautado pela generosidade, integridade, sororidade, empatia e respeito. Hoje já somos 350 mulheres que, juntas, lutamos pela equidade de gênero para que as próximas gerações naveguem em um ambiente mais justo.

Atuamos como catalizadoras dos processos de inclusão e semeadoras de novos projetos, por meio de parcerias estratégicas, visibilidade e networking. Conectamos parceiros estratégicos que possam escalar diversas iniciativas, promovemos encontros que geram sinergias e oportunidades de parcerias em projetos e viabilizamos nossa presença em eventos, na imprensa e nas mídias sociais, gerando um grande impacto coletivo.

Temos duas frentes de atuação: da porta para dentro e da porta para fora. A prevenção e apoio em doenças emocionais como burnout, fadiga crônica, esgotamento físico e emocional, a busca de propósito e apoio na mudança de carreira e o combate à “síndrome de impostora” são os três pilares que norteiam nosso trabalho da porta para dentro. A busca de representatividade nos cargos de liderança (conselhos e diretoria c-level) e o impulsionamento do empreendedorismo feminino são nossos pilares da porta para fora.

Temos 11 grupos de trabalho: inclusão/diversidade, ESG, impacto social, propósito e mudança de carreira, visibilidade e networking, educação e tecnologia, mulheres em conselhos, saúde emocional, próxima geração, internacionalização e desenvolvimento pessoal.

Ainda estamos na primeira infância, não completamos o primeiro ano de existência, mas já temos algumas histórias de sucesso para contar: em 2022, fizemos um “reboot” de desenvolvimento pessoal em múltiplas frentes, como digital, IA, oratória, imagem pessoal, neurociências, entre outras, que impactou cerca de 150 mulheres em agosto. Em setembro, nossa campanha em prol da Turma do Jiló no prêmio *Empreendedor social* da *Folha de S. Paulo* gerou 380 mil votos e fez com que a Turma fosse a mais votada entre todas as categorias. E em outubro, angariamos 10 mil votos e tivemos quatro de nossas mulheres premiadas no prêmio *UN women USA rise and raise other award da ONU*.

Há dois meses, em março deste ano, tivemos 17 painéis inscritos e nove mulheres inseridas em painéis, meetups e mentorias na programação oficial do festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, onde também fizemos o pré-lançamento do volume 1 do nosso livro coletivo *Uma sobe e puxa a outra*. Ainda em março, logo após os lançamentos em São Paulo e no Rio, o livro já havia se tornado um best seller!

Em abril, fomos em caravana à Brasília, onde tivemos uma programação especial que incluiu visitas à Esplanada dos Ministérios e encontros com as ministras Simone Tebet, Esther Dweck e Anielle Franco. No Congresso Nacional, fomos recebidas por Ilana Trombka, Zenaide Maia, Veneziano Vital, Daniella Ribeiro e Leila Barros, bem como pelos demais senadores, que estavam no Plenário.

Nesses encontros, discutimos a relevância da luta pela igualdade de gênero e como podemos apoiar e encorajar mais mulheres a se destacarem em suas áreas. Foi uma oportunidade única de observar de perto a realidade das mulheres que atuam na política brasileira, em que ainda somos minoria.

Agora em maio, lotamos o stand da Vibra no WebSummit Rio em que fizemos o pré-lançamento do volume 2 do nosso livro, do qual sou coautora. E paramos o trânsito da Av. Brasil, em São Paulo, no dia do lançamento oficial, quando mais de 1.600 pessoas enfrentaram 5 km de congestionamento para estar conosco. Em três horas de evento, vendemos quase 900 livros e fomos entrevistadas por 49 jornalistas.

Por fim, estamos em plena produção do livro em inglês que será lançado agora em junho durante o Festival de Cannes.

O livro é a materialização do que fazemos no grupo. Ele é a prova de que juntas somos mais fortes e usamos nosso lugar de poder e privilégio para transformar a realidade. Temos muito trabalho pela frente e não podemos nos dar ao luxo de perder mais tempo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança