Diversidade

Uma sobe e puxa a outra

O volume 2 do livro “Uma sobe e puxa a outra”, lançado neste mês de maio, é a prova de que as mulheres são mais fortes juntas e usam seus lugares de poder e privilégio para transformar a realidade
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

Em 2016, quando criei o movimento #AquiEstãoAsMulheres, a [sororidade](https://www.revistahsm.com.br/post/sororidade-e-pratica-coletiva) (irmandade feminina) ainda era um conceito muito distante das nossas vidas. Comecei a receber mensagens das mulheres que não me conheciam perguntando por que eu as estava promovendo e o que eu queria em troca.

Avançamos bastante nesses sete anos. Hoje temos incontáveis grupos, organizações, redes e iniciativas de mulheres que apoiam, mentoram e promovem outras mulheres. Acompanho e faço parte de algumas, entre elas a Plan International Brasil, o Vital Voices Visionaires, o 30% Club, o Mulheres do Brasil, a Rede Mulher Empreendedora, a BPW International, a Inspiring Girls, o Plano Feminino, o Plano de Menina, o Força Meninas e a AngelUs.

Em dezembro do ano passado, fui puxada para o movimento “Uma sobe e puxa outra”. Minha madrinha foi a Silvana Abramovay, sócia-fundadora da Amor aos Pedaços. Criado há 11 meses pela Natasha de Caiado Castro, o *Uma sobre e puxa a outra* é pautado pela generosidade, integridade, sororidade, empatia e respeito. Hoje já somos 350 mulheres que, juntas, lutamos pela equidade de gênero para que as próximas gerações naveguem em um ambiente mais justo.

Atuamos como catalizadoras dos processos de inclusão e semeadoras de novos projetos, por meio de parcerias estratégicas, visibilidade e networking. Conectamos parceiros estratégicos que possam escalar diversas iniciativas, promovemos encontros que geram sinergias e oportunidades de parcerias em projetos e viabilizamos nossa presença em eventos, na imprensa e nas mídias sociais, gerando um grande impacto coletivo.

Temos duas frentes de atuação: da porta para dentro e da porta para fora. A prevenção e apoio em doenças emocionais como burnout, fadiga crônica, esgotamento físico e emocional, a busca de propósito e apoio na mudança de carreira e o combate à “síndrome de impostora” são os três pilares que norteiam nosso trabalho da porta para dentro. A busca de representatividade nos cargos de liderança (conselhos e diretoria c-level) e o impulsionamento do empreendedorismo feminino são nossos pilares da porta para fora.

Temos 11 grupos de trabalho: inclusão/diversidade, ESG, impacto social, propósito e mudança de carreira, visibilidade e networking, educação e tecnologia, mulheres em conselhos, saúde emocional, próxima geração, internacionalização e desenvolvimento pessoal.

Ainda estamos na primeira infância, não completamos o primeiro ano de existência, mas já temos algumas histórias de sucesso para contar: em 2022, fizemos um “reboot” de desenvolvimento pessoal em múltiplas frentes, como digital, IA, oratória, imagem pessoal, neurociências, entre outras, que impactou cerca de 150 mulheres em agosto. Em setembro, nossa campanha em prol da Turma do Jiló no prêmio *Empreendedor social* da *Folha de S. Paulo* gerou 380 mil votos e fez com que a Turma fosse a mais votada entre todas as categorias. E em outubro, angariamos 10 mil votos e tivemos quatro de nossas mulheres premiadas no prêmio *UN women USA rise and raise other award da ONU*.

Há dois meses, em março deste ano, tivemos 17 painéis inscritos e nove mulheres inseridas em painéis, meetups e mentorias na programação oficial do festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, onde também fizemos o pré-lançamento do volume 1 do nosso livro coletivo *Uma sobe e puxa a outra*. Ainda em março, logo após os lançamentos em São Paulo e no Rio, o livro já havia se tornado um best seller!

Em abril, fomos em caravana à Brasília, onde tivemos uma programação especial que incluiu visitas à Esplanada dos Ministérios e encontros com as ministras Simone Tebet, Esther Dweck e Anielle Franco. No Congresso Nacional, fomos recebidas por Ilana Trombka, Zenaide Maia, Veneziano Vital, Daniella Ribeiro e Leila Barros, bem como pelos demais senadores, que estavam no Plenário.

Nesses encontros, discutimos a relevância da luta pela igualdade de gênero e como podemos apoiar e encorajar mais mulheres a se destacarem em suas áreas. Foi uma oportunidade única de observar de perto a realidade das mulheres que atuam na política brasileira, em que ainda somos minoria.

Agora em maio, lotamos o stand da Vibra no WebSummit Rio em que fizemos o pré-lançamento do volume 2 do nosso livro, do qual sou coautora. E paramos o trânsito da Av. Brasil, em São Paulo, no dia do lançamento oficial, quando mais de 1.600 pessoas enfrentaram 5 km de congestionamento para estar conosco. Em três horas de evento, vendemos quase 900 livros e fomos entrevistadas por 49 jornalistas.

Por fim, estamos em plena produção do livro em inglês que será lançado agora em junho durante o Festival de Cannes.

O livro é a materialização do que fazemos no grupo. Ele é a prova de que juntas somos mais fortes e usamos nosso lugar de poder e privilégio para transformar a realidade. Temos muito trabalho pela frente e não podemos nos dar ao luxo de perder mais tempo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura