Estratégia e Execução

Usando a ficção como simulador para empreender

Os sonhos de Mateus, de João Bonomo, aborda o empreendedorismo de uma maneira mais íntima

Compartilhar:

Talvez você esteja pensando em empreender neste momento. Ou talvez pense nessa possibilidade para seu filho ou sua filha. Pois o professor e pesquisador de empreendedorismo João Bonomo lançou um livro para simular essa aventura e disseminar como palpável a ideia de que pessoas comuns podem fazer coisas extraordinárias, sim, quando aplicam as tecnologias disponíveis a modelos de negócio inovadores. 

Os sonhos de Mateus conta a história de um personagem fictício que rejeita a mesmice de um emprego e resolve criar uma startup. Bonomo conta que escolheu a linguagem ficcional para se contrapor ao formato “livros de autoajuda para empreendedores” e compartilha a seguir as principais lições.

**Mateus e Matinas.** “Existem os mais variados Mateus: há desde aqueles que só querem ganhar dinheiro sem ter chefe até os que querem fazer diferença no mundo e deixar um legado para os outros. Em comum, todos são sonhadores, todos têm brilho nos olhos e todos procuram ajuda para que seus sonhos se concretizem. 

Há diversas Matinas também! Em determinados momentos, inclusive, são elas que conseguem obter os maiores empuxos nos negócios, porque são muito mais curiosas, sensíveis e inteligentes em termos de visão de mercado.”

**O aspecto mais crucial.** “Há muitos aspectos cruciais, que podem ser ranqueados. Pela trajetória do protagonista, o primeiro lugar seria o da resiliência – a capacidade de se adaptar a diferentes cenários. Senso de oportunidade e capacidade de aprender a aprender também merecem destaque.”

**O problema maior.** “Os empreendedores brasileiros não estão acostumados ao fracasso. E não o acham importante para aprender mais. Mateus fracassa várias vezes para mostrar que isso importa.”

**A indústria do empreendedorismo de palco.** “Apresentar o movimento empreendedor como uma tábua de salvação – seja em literatura de autoajuda, seja em shows – é equivocado; empreender é simplesmente mais uma opção de carreira. O que mais existe são os empreendedores comuns, que abrem seus negócios tradicionais e, no caso brasileiro, muitas vezes informais.” 

**Empreender nos dias atuais.** “Sempre aconselhei e sempre aconselharei as pessoas a sonhar e a empreender. Claro que essa pode ser uma árdua opção hoje, quando o cenário político, econômico e social ainda não se estabeleceu por completo. Mas, enquanto muita gente prega que as mudanças não são boas para aqueles que pretendem empreender, eu digo o contrário: as mudanças são os momentos ideais para isso.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança multigeracional no Brasil

Este artigo traz uma provocação necessária: o conflito entre gerações no trabalho raramente é sobre idade. É sobre liderança, contexto e a capacidade de orquestrar talentos diversos em um mercado em rápida transformação.

Estratégia, Liderança
23 de abril de 2026 08H00
Medir bem não garante decidir certo: por que sistemas de gestão falham em ambientes complexos? Este artgo traz o contraste entre a perspectiva positivista do BSC e o construtivismo complexo de Stacey revela os limites de cada abordagem e o que cada uma deixa sem resposta

Daniella Borges - CEO da Butterfly Growth

8 minutos min de leitura
Cultura organizacional
22 de abril de 2026 15H00
A IA não muda a cultura. Ela expõe. Este artigo argumenta que ela apenas revela o que o sistema permite - deslocando o papel da liderança para a arquitetura das decisões que moldam o comportamento real.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

5 minutos min de leitura
Liderança, ESG, Diversidade
22 de abril de 2026 07H00
Este artigo traz uma provocação necessária: o conflito entre gerações no trabalho raramente é sobre idade. É sobre liderança, contexto e a capacidade de orquestrar talentos diversos em um mercado em rápida transformação.

Eugenio Mattedi - Head de Aprendizagem na HSM e na Singularity Brazil

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
21 de abril de 2026 14H00
Este artigo mostra por que crédito mais barato, sozinho, não resolve o endividamento - e como o Crédito do Trabalhador pode se transformar em um ativo estratégico para empresas que levam a sério o bem‑estar financeiro de suas equipes.

Rodolfo Takahashi - CEO da Gooroo Crédito

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
21 de abril de 2026 08H00
Quer trabalhar fora do Brasil? Se o seu plano é construir uma carreira internacional, este artigo mostra por que excelência técnica já não basta - e o que realmente abre portas no mercado global.

Paula Melo - Fundadora e CEO da USA Talentos LLC

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
20 de abril de 2026 15H00
Este artigo convida conselhos de administração a reconhecerem a inteligência artificial como uma nova camada de inteligência estratégica - silenciosa, persistente e decisiva para quem não pode mais se dar ao luxo de decidir no escuro.

Jarison James de Lima é associado da Conselheiros TrendsInnovation, Board Member da ALGOR e Regional AI Governance Advisor no Chapter Ceará

5 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
20 de abril de 2026 07H00
Se talentos com deficiência não conseguem sequer operar os sistemas da empresa, como esperar performance e inovação? Este texto expõe por que inclusão sem estrutura é risco estratégico disfarçado de compliance

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
19 de abril de 2026 10H00
Ao tornar os riscos psicossociais auditáveis e mensuráveis, a norma força as empresas a profissionalizarem a gestão da saúde mental e a conectá-la, de vez, aos resultados do negócio.

Paulo Bittencourt - CEO do Plano Brasil Saúde

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
18 de abril de 2026 09H00
Este é o quarto texto da série "Como promptar a realidade" e aprofunda como futuros disputam processamento antes de existir como evidência - mostrando por que narrativas constroem organizações, reescrevem culturas ou colapsam democracias, e como reconhecer (ou escolher) o prompt que está rodando agora.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University.

27 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
17 de abril de 2026 15H00
Nem toda empresa que fala de IA está, de fato, se transformando. Este artigo expõe o risco do AI theater - quando a inteligência artificial vira espetáculo - e mostra por que a vantagem competitiva está menos no discurso e mais nas mudanças invisíveis de estratégia, governança e decisão.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...