O ano de 2023 começou com muitas agitações na economia, dentre elas podemos destacar os layoffs das big techs. As grandes demissões agitam o mercado e promovem uma sensação de insegurança entre os profissionais que permanecem nas empresas. Diante do cenário de incertezas político-econômicas, é papel da liderança acolher as pessoas e promover um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento humano.
A escuta contínua é uma das estratégias para identificar as inseguranças e expectativas dos profissionais, bem como fornecer dados para evitar quedas no engajamento e superar esses momentos de crise. As lideranças têm um papel importante para trazer o profissional de volta ao equilíbrio e centro de sua trajetória na empresa. Neste sentido, é possível aplicar a técnica dos quatro “R” para acolher e dar segurança: reviver, recarregar, relembrar e reconhecer.
No primeiro R, de reviver, é importante acessar a memória das equipes e perguntar o porquê de terem aceitado o trabalho na empresa. Relembrar os motivos que os levaram a escolher essa jornada contribui para promover o engajamento e também para fortalecer o vínculo, a sensação de pertencimento.
No segundo R, de recarregar, é momento de liberar a criatividade. Momentos de relaxamento contribuem para recarregar as energias, melhoram o ambiente e o clima das equipes, tendo reflexos positivos na produtividade e engajamento.
O terceiro R, de relembrar, é o momento de trazer de volta à memória das pessoas os benefícios e o suporte que o trabalho lhe proporciona. É o momento em que as lideranças devem mostrar aos times que eles têm muito mais do que o contracheque, que estão em um ambiente de oportunidade de desenvolvimento. Nesse sentido, o envolvimento dos gestores é fundamental para promover o relacionamento entre os colegas de trabalho, bem como o desenvolvimento individual de cada profissional.
No quarto R, de reconhecer, a cultura da escuta contínua e do feedback é valiosa para o engajamento e permanência de talentos. Uma pesquisa realizada pela Pulses by Gupy apurou que profissionais que não se sentem reconhecidos e valorizados apresentam cinco vezes mais risco de pedir demissão.
Em todos os “R” do acolhimento há um fator em comum: o diálogo. Criar espaços seguros para ouvir e também dar feedback contribui para gerenciar a apreensão em momentos de crise, bem como fortalecer o vínculo com o trabalho e seus pares, contribuindo para a permanência dos talentos, evitando saídas voluntárias.