Tecnologia e inovação

Use a tecnologia para aprimorar a gestão pública e o relacionamento com o cidadão

A inovação ainda encontra desafios na gestão pública, mas não é impossível implementá-la. Com soluções tecnológicas eficientes, a administração pública pode automatizar processos, reduzir a dependência de papel, aumentar a eficiência e diminuir erros humanos
Emanoelton Borges é CEO da Alfa Group, empresa administrada pela Holding Alfa Group, e sócio-fundador da Dome Ventures, corporate venture govtech que foi concebida para transformar o futuro das instituições públicas, por meio de inovação e soluções digitais para governos e prefeituras através do desenvolvimento de startup.

Compartilhar:

Estamos passando por uma profunda transformação digital, e a gestão pública não está alheia às mudanças. Um exemplo disso é o uso da inteligência artificial (IA), que avança nos governos federal e estaduais. De acordo com uma recente pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a tecnologia em cena é de longe a mais mencionada por 45% dos órgãos federais e 22% dos estaduais.

Historicamente associada à burocracia e à morosidade, a administração pública pode finalmente vislumbrar alternativas para desconstruir essa imagem. Nesse sentido, as govetchs são aliadas de peso. Com soluções eficientes, é possível, por exemplo, automatizar processos, reduzir a dependência de papel, aumentar a eficiência e diminuir erros humanos.

Além disso, as plataformas digitais simplificam a participação do cidadão nas políticas governamentais e tornam mais fácil o dia a dia das pessoas, permitindo que acessem serviços via web, participem de ações públicas e estejam mais engajadas com a comunidade.

Ainda nesse contexto, prefeitos, governadores e secretários podem basear suas ações em dados. Isso faz com que as tomadas de decisões sejam orientadas em evidências extraídas por business intelligence (BI). Há também o papel crucial dessas aplicações no que diz respeito à proteção de dados governamentais e à implementação de medidas de segurança cibernéticas, a fim de evitar violações e vazamentos de informações confidenciais.

No entanto, é preciso reforçar sobre os desafios que a inovação ainda encontra dentro dos órgãos públicos. O principal empecilho se volta à cultura tradicional de alguns setores, resistentes às mudanças e novas abordagens, além da escassez de recursos financeiros direcionados à tecnologia. A aquisição de novas ferramentas depende de dinheiro e da capacitação dos funcionários, e isso requer investimentos substanciais.

Ainda assim, não é impossível implementar ações inovadoras na gestão pública, mas é preciso que as equipes estejam preparadas para adotar essas transformações. Portanto, os governos devem desenvolver estratégias extremamente claras, pensando nas áreas prioritárias, estabelecendo métodos específicos e alocando os recursos adequados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura
Empreendedorismo
Alinhando estratégia, cultura organizacional e gestão da demanda, a indústria farmacêutica pode superar desafios macroeconômicos e garantir crescimento sustentável.

Ricardo Borgatti

5 min de leitura
Empreendedorismo
A Geração Z não está apenas entrando no mercado de trabalho — está reescrevendo suas regras. Entre o choque de valores com lideranças tradicionais, a crise da saúde mental e a busca por propósito, as empresas enfrentam um desafio inédito: adaptar-se ou tornar-se irrelevantes.

Átila Persici

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A matemática, a gramática e a lógica sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Agora, diante da ascensão da IA, elas se tornam ainda mais cruciais—não apenas para criar a tecnologia, mas para compreendê-la, usá-la e garantir que ela impulsione a sociedade de forma equitativa.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG
Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão

Marcelo Vitoriano

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O anúncio do Majorana 1, chip da Microsoft que promete resolver um dos maiores desafios do setor – a estabilidade dos qubits –, pode marcar o início de uma nova era. Se bem-sucedido, esse avanço pode destravar aplicações transformadoras em segurança digital, descoberta de medicamentos e otimização industrial. Mas será que estamos realmente próximos da disrupção ou a computação quântica seguirá sendo uma promessa distante?

Leandro Mattos

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura