Tecnologia e inovação

Use a tecnologia para aprimorar a gestão pública e o relacionamento com o cidadão

A inovação ainda encontra desafios na gestão pública, mas não é impossível implementá-la. Com soluções tecnológicas eficientes, a administração pública pode automatizar processos, reduzir a dependência de papel, aumentar a eficiência e diminuir erros humanos
Emanoelton Borges é CEO da Alfa Group, empresa administrada pela Holding Alfa Group, e sócio-fundador da Dome Ventures, corporate venture govtech que foi concebida para transformar o futuro das instituições públicas, por meio de inovação e soluções digitais para governos e prefeituras através do desenvolvimento de startup.

Compartilhar:

Estamos passando por uma profunda transformação digital, e a gestão pública não está alheia às mudanças. Um exemplo disso é o uso da inteligência artificial (IA), que avança nos governos federal e estaduais. De acordo com uma recente pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a tecnologia em cena é de longe a mais mencionada por 45% dos órgãos federais e 22% dos estaduais.

Historicamente associada à burocracia e à morosidade, a administração pública pode finalmente vislumbrar alternativas para desconstruir essa imagem. Nesse sentido, as govetchs são aliadas de peso. Com soluções eficientes, é possível, por exemplo, automatizar processos, reduzir a dependência de papel, aumentar a eficiência e diminuir erros humanos.

Além disso, as plataformas digitais simplificam a participação do cidadão nas políticas governamentais e tornam mais fácil o dia a dia das pessoas, permitindo que acessem serviços via web, participem de ações públicas e estejam mais engajadas com a comunidade.

Ainda nesse contexto, prefeitos, governadores e secretários podem basear suas ações em dados. Isso faz com que as tomadas de decisões sejam orientadas em evidências extraídas por business intelligence (BI). Há também o papel crucial dessas aplicações no que diz respeito à proteção de dados governamentais e à implementação de medidas de segurança cibernéticas, a fim de evitar violações e vazamentos de informações confidenciais.

No entanto, é preciso reforçar sobre os desafios que a inovação ainda encontra dentro dos órgãos públicos. O principal empecilho se volta à cultura tradicional de alguns setores, resistentes às mudanças e novas abordagens, além da escassez de recursos financeiros direcionados à tecnologia. A aquisição de novas ferramentas depende de dinheiro e da capacitação dos funcionários, e isso requer investimentos substanciais.

Ainda assim, não é impossível implementar ações inovadoras na gestão pública, mas é preciso que as equipes estejam preparadas para adotar essas transformações. Portanto, os governos devem desenvolver estratégias extremamente claras, pensando nas áreas prioritárias, estabelecendo métodos específicos e alocando os recursos adequados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança