Desenvolvimento pessoal

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio
Maicon Dias é CEO da Gampi Casa Criativa. Pós-graduado em marketing e comunicação digital pela ESPM e em neurociências e comportamento pela PUC-RS, o host do "Na Mente do Consumidor" dedica sua carreira a compreender o comportamento da sociedade, das culturas, dos nichos e gerações.

Compartilhar:

Em meio ao ritmo frenético dos negócios, das marcas e da comunicação, surge uma habilidade valiosa e indispensável para os profissionais: a capacidade de aprendizado contínuo. Não se trata apenas do que você já sabe, mas também da vontade de se atualizar. Com quase duas décadas de experiência no mercado publicitário e atuando em estratégias nos mais diferentes setores do mercado, pude testemunhar as transformações que mudaram a forma como as empresas se relacionam com os consumidores e como nós, profissionais, devemos enfrentar os desafios diários nesse turbilhão de mudanças.

Em dias onde a tecnologia muda em um piscar de olhos, o conhecimento, por sua vez, envelhece como leite fora da geladeira. Por isso, as empresas estão em busca de profissionais dispostos a se reinventarem e a se atualizarem constantemente.

Essas habilidades estão diretamente ligadas à flexibilidade e adaptabilidade. Pessoas que abraçam as mudanças saem na frente. Elas enxergam os desafios como oportunidades de crescimento, inovação e destaque, ao invés de lutarem contra o novo e o inesperado. Ser flexível e sair da zona de conforto são características que ampliam o repertório profissional e facilitam a conexão com as infinitas possibilidades que existem.

É importante estar aberto a novas ideias, diferentes perspectivas, tendo empatia para mudar o seu ponto de vista, e aceitar que o seu repertório não traduz uma realidade completa, apenas parte dela, baseada nas suas experiências. Buscar compreender o outro lado das situações e os olhares diferentes do que já se tem. Apostar sempre nas relações que agregam valor, pois conviver com pessoas que possuem habilidades diferentes das nossas também nos proporcionam experiências enriquecedoras, mesmo em momentos simples. Se você estiver cercado de quem pensa e age da mesma forma que você, como espera aprender algo novo?

Além disso, entender que manter-se atualizado sobre as últimas tendências da área exige ir além do conhecimento superficial. Experimentar novas plataformas, explorar novos recursos de inteligência artificial, se aprofundar em pesquisas de comportamento, que dão insights valiosos sobre as preferências e necessidades do público, permitem ajustar estratégias rapidamente e podem oferecer soluções relevantes.

Outro aspecto que auxilia nesse processo é ser cada vez mais curioso e desenvolver habilidades múltiplas, que possam ser aplicadas em diferentes setores ou momentos do seu trabalho. Aproveitar as inúmeras opções de aprendizado online, como tutoriais em vídeo e podcasts, buscar cursos no setor do cliente que a empresa atende ou procurar por referências de áreas complementares é sempre uma ótima pedida. Quanto mais versátil melhor. Afinal, esses são os profissionais altamente requisitados pelas empresas, tornando-se também grandes facilitadores para o sucesso dos projetos.

Por fim, um dos pontos que considero mais importante é saber fazer as perguntas certas. A sabedoria começa com a dúvida, e só quem tem dúvida está em condições de fazer perguntas. Sendo assim, perguntar e encorajar o diálogo são pontos-chave para ter clareza nas informações. Se ainda estiver com dúvida, não pare de perguntar.

Aprender ajuda a nos adaptarmos, a abraçarmos novas oportunidades e voarmos como nunca antes. Ao investir no nosso próprio crescimento, nos tornamos profissionais *superpoderosos*, prontos para enfrentar qualquer desafio. Então, bora lá: não pare de aprender e arrase!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura