Uncategorized

Vendedor, não prometa demais

Em tempo de crise, a maioria dos representantes comete esse erro e destrói as relações; eles devem fazer só três promessas
é fundadora da consultoria Leadership Momentum, dos Estados Unidos.

Compartilhar:

Mesmo no mundo das vendas 3.0, do protagonismo da geração de leads e da predictable revenue, o crescimento orgânico continua a depender da lealdade dos clientes, que, por sua vez, depende da relação de confiança e de longo prazo entre eles e as empresas. 

O principal responsável por criar essa relação não é o marketing ou a tecnologia, e sim as equipes de vendas humanas, mas, na crise, elas têm se esquecido disso e posto tudo a perder ao prometer em excesso. Segundo o especialista Steve Thompson, os vendedores só devem fazer (e cumprir) três promessas:

**1 “VOU ME CONCENTRAR NO QUE FAZ DIFERENÇA PARA VOCÊ.”**

O processo de venda começa como um movimento de exploração. Que resultados seu cliente busca alcançar? Sem uma resposta a essa pergunta, você não terá condições de recomendar a ele a solução mais adequada. 

Você pode se diferenciar demonstrando interesse real pelos negócios do cliente e buscando sempre criar valor por meio do processo de venda. Conforme Thompson, “em 90% das vezes, quem compra não tem clareza sobre aquilo de que precisa”, e a equipe de vendas pode gerar um valor significativo ajudando nessa descoberta. 

Se sua empresa não puder oferecer aquilo de que o cliente de fato precisa, você lhe diz isso e ganha ainda mais credibilidade, mostrando que é o fornecedor certo. 

**2 “VOU CONSTRUIR O MELHOR ACORDO.”**

Quando a equipe se concentra apenas nas características dos produtos e serviços, acaba deixando que a discussão se baseie no preço. Em vez disso, ofereça algumas possíveis soluções, cada uma delas relacionada com um resultado desejado pelo cliente. Em seguida, pergunte: qual a opção que lhe agrada mais? Como pode ser melhorada? Assim, você passa a negociar do mesmo lado do cliente, não como oponente. 

À medida que trabalha com o cliente para adaptar as soluções às prioridades dele, você evita a necessidade de dar descontos para cumprir a meta do trimestre. O foco passa a estar mais no longo prazo. 

**3 “VAMOS NOS CONCENTRAR EM ENTREGAR ESSES RESULTADOS.”**

Se quiser manter um cliente por toda a vida, continue investindo nele mesmo depois de fechar o acordo. A equipe de vendas, que fez as promessas ao cliente, deve trabalhar em parceria com as áreas responsáveis por entregar o prometido. E essa parceria pode acontecer desde os estágios iniciais do processo de venda, com você contribuindo para que todos conheçam melhor o cliente e as razões que o levam a comprar da empresa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco