Gestão de Pessoas

“Vendendo” vagas: o que é essencial e o que é secundário

Reflexões a partir do diálogo entre uma fera do employer branding e dois talentos do mercado
Atua como consultora em projetos de comunicação, employer branding e gestão da mudança pela Smart Comms, empresa que fundou em 2016. Pós-graduada em marketing (FGV), graduada em comunicação (Cásper Líbero) e mestranda em psicologia organizacional (University of London), atuou por 13 anos nas áreas de comunicação e marca em empresas como Johnson&Johnson, Unilever, Touch Branding e Votorantim Cimentos. É professora do curso livre de employer branding da Faculdade Cásper Líbero, um dos primeiros do Brasil, autora de artigos sobre o tema em publicações brasileiras e internacionais e co-autora do livro Employer Branding: conceitos, modelos e prática.

Compartilhar:

Acompanhei uma troca de mensagens muito rica no LinkedIn. O diálogo aconteceu entre um profissional de employer branding que acompanho sempre, o Nate Guggia, um da área de tecnologia e outro de recrutamento. Optei por traduzir e adaptar a conversa porque nada que eu escrevesse poderia substituir a riqueza da troca de ideias e o quanto ela serviu para colocar em ordem muitas observações e ideias que já vinham borbulhando por aqui.

A postagem original falava sobre uma das diferenças fundamentais entre vender um produto e “vender” um emprego. Nate, o autor do texto, escreveu que, ao vendermos um produto, precisamos quase sempre de um esforço grande para estar presentes na mente do comprador, a fim de que ele nos escolha quando entrar no “modo compra” (quando timing e necessidade/desejo se alinham).

Ao “vendermos” um emprego, estamos falando com um comprador que está quase sempre em “modo compra”, posicionado em uma escala que vai de “estou muito feliz onde estou, mas posso ouvir mais sobre uma oportunidade interessante” até “meus boletos estão vencidos e/ou odeio meu chefe, preciso de um emprego novo hoje”, etc.

## Confira a conversa
Nate Guggia: “Vender um trabalho como se vende um produto é o caminho certo. Para desenhar a linha mais reta possível entre você e seu potencial comprador, você precisa mapear que informação iria querer se já estivesse aberto à ideia de ‘comprar’ um novo emprego. Depois de mapear, compartilhe essas informações. Essa é a diferença entre vender ‘gracinhas’ de cultura que só você acha legal e vender as informações que ajudam candidatos de todos os níveis na escala de interesse a optar por começar ou não uma conversa com o seu recrutador.”

### Primeira resposta ao post original, vinda de um profissional de tecnologia
Comentário do profissional de tecnologia: “Quase discordo da parte de ‘gracinhas de cultura’, porque se tem isso na descrição de uma oportunidade já sei que é melhor evitar a empresa – então é o tipo de informação útil, mesmo que não da forma que quem escreveu ou falou pensou que seria.”

“Nessa amostra de um, que sou eu, o que funciona é saber logo de cara o que a empresa faz e o tamanho da equipe em que vou estar. Isso me ajuda a entender se eu gostaria de fazer parte desse fluxo de valor e qual seria o impacto do meu trabalho. O restante (benefícios, cultura, salário) quase sempre fica dentro de uma variação esperada e é secundário. Sei que outras pessoas têm diferentes estilos e prioridades, portanto, imagino que esse trabalho com talentos seja muito mais arte que ciência.”

Se você trabalha com uma marca empregadora, a frase “imagino que esse trabalho com talentos seja muito mais arte que ciência” deve ter soado como música para os seus ouvidos. Por mais que ferramentas cada vez mais sofisticadas e pautadas por tecnologia nos ajudem, essa diversidade de prioridades e estilos é bem difícil de captar sem inteligência e sensibilidade humanas.

Fazer um bom trabalho de marca empregadora sem dados é muito difícil. Mas fazer apenas com dados é certeza de fracasso. Gente não é só razão e ação – longe disso.

Comentário do profissional de atração de talentos: “Outra coisa a se pensar é que a compra de um trabalho versus a compra de um produto é, em muitos casos, uma decisão guiada por emoções, algo a ser levado em consideração.”

Resposta de Nate: “No post, falo especificamente do topo do funil de recrutamento, aquele momento em que o candidato opta por entrar ou não no processo. Na minha opinião, essa decisão é menos baseada no emocional e mais pelo tático da verificação de aspectos básicos da oportunidade.”

“Se uma oportunidade não cumpre os requisitos mais básicos para um candidato, ele não vai seguir no funil. Depois dessa fase, aí sim percebo que a balança começa a pender mais para o emocional do que para o tático. Quando o candidato chega ao final do processo, aí sim temos muito emocional envolvido. Assim, combinar emoção e requisitos básicos na hora certa é mágico.”

## O que tirar dessa troca de ideias?
Acho que cada leitor, a partir de seu ponto de vista – comunicador, recrutador, profissional de marketing, cultura, consultor – pode fazer reflexões muito diferentes a partir desse diálogo. Compartilho aqui as minhas:

– Devemos olhar com muito cuidado para pesquisas e estudos que encontramos com manchetes na mídia especializada do tipo “Propósito é o que conta para talentos” ou “Cultura é o fator mais importante para talentos escolherem um trabalho”. Falei um pouco sobre isso em um [artigo anterior](https://www.revistahsm.com.br/post/employer-branding-e-proposito-alguns-cuidados) e o diálogo acima reforça que o básico é o que direciona decisões iniciais sobre entrar ou não em um processo. A mágica está em quando e como trazer propósito, cultura e outros temas afins para a conversa.
– Em gestão da mudança, um outro tema que estudo e adoro, a máxima “what’s in it for me” (ou “o que tem aí para mim?”) guia muito do trabalho de cuidar do lado humano das mudanças organizacionais. As pessoas querem saber primeiro sobre como aquela mudança – isso inclui mudança de emprego – será para elas, diretamente. Isso fica claro no comentário do profissional de tecnologia, quando ele diz que desejaria saber como é o time e qual é o impacto do seu trabalho. Costumamos deixar essas informações para quando as pessoas já estão mais para o fim do funil.
– Esse último ponto eu conecto com o amadurecimento do trabalho de marca empregadora. De acordo com o modelo [de maturidade desenhado por Ellis e Mosley (2020)](https://www.linkedin.com/posts/brunagmascarenhas_employerbranding-marcaempregadora-evp-activity-6793161680714002432-cpBB?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web), as empresas nos dois níveis mais avançados (de um total de cinco) têm uma certa descentralização do trabalho de marca empregadora, com diferentes áreas já conscientes, capacitadas e seguras para falar de si mesmas como empregadoras. Isso mesmo: a instituição é a empregadora e pode (e deve!) falar do macro, mas do micro – do miúdo do dia a dia de se trabalhar nessa instituição – quem fala é a própria área.

E a suas reflexões, quais foram? Quero muito saber!

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que os lugares ensinam sobre controle

Marca de empresa é criada, marca de lugar é descoberta. Os gestores corporativos têm muito o que aprender com o “place branding” sobre gerir algo que não tem dono

Circulando pelo mundo, com sotaque brasileiro

Os padrões abertos já permitem que uma credencial de competência seja lida em qualquer país. O que ela significa depende de quem constrói o trilho por onde ela passa. Europa e Ásia já fizeram essa escolha, e o Brasil tem todas as peças para fazer a sua.

Organizações vivas: o que o levain ensina a quem lidera?

Ao acompanhar o desenvolvimento de um levain, o autor encontrou paralelos inesperados com a vida nas organizações. Alimentar, observar, ajustar o ambiente e respeitar o tempo do processo são gestos que ajudam a entender uma das funções mais importantes da liderança: criar condições para que pessoas e equipes alcancem seu potencial coletivo.

Inovação farmacêutica brasileira: um ponto de inflexão nas análises do setor

Este é o quinto artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira. Após examinarmos a posição global do país, o acesso a medicamentos e a capacidade científica e industrial, a conversa com Norberto Prestes, da Abiquifi, amplia a investigação para as conexões entre empresas, pesquisadores, universidades e financiamento.
Como avaliar investimentos e resultados com informações pouco comparáveis? Entre orçamentos de P&D, incentivos acadêmicos e descobertas de pequenas equipes, buscamos parâmetros para examinar como o conhecimento se converte em aplicações, capacidade econômica e benefícios para a população.

O cliente não compra tecnologia. Compra conforto.

Recursos avançados, aplicativos e conectividade impressionam, mas raramente são o motivo principal de uma decisão de compra. O que as pessoas realmente buscam é uma solução capaz de tornar a vida mais simples e agradável. O artigo explora por que o sucesso de produtos inteligentes depende menos das funcionalidades e mais da capacidade de entregar uma experiência intuitiva e consistente.

Marketing, Estratégia
21 de outubro de 2026 12H00
Marca de empresa é criada, marca de lugar é descoberta. Os gestores corporativos têm muito o que aprender com o “place branding” sobre gerir algo que não tem dono

Caio Esteves

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de outubro de 2026 08H00
Os padrões abertos já permitem que uma credencial de competência seja lida em qualquer país. O que ela significa depende de quem constrói o trilho por onde ela passa. Europa e Ásia já fizeram essa escolha, e o Brasil tem todas as peças para fazer a sua.

Carolina Ferrés - Diretora POK Brasil

Oferecido por POK Brasil
8 minutos min de leitura
ESG, Liderança
20 de outubro de 2026 08H00
Ao celebrar 13 anos de atuação, o Grupo Mulheres do Brasil reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e diversa. Mas sua trajetória revela um impacto que vai além das causas e dos projetos: a força de uma rede capaz de conectar mulheres, criar oportunidades, fortalecer vínculos e promover desenvolvimento pessoal e coletivo.

Alexandra Segantin - CEO do Grupo Mulheres do Brasil

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de outubro de 2026 14H00
Ao acompanhar o desenvolvimento de um levain, o autor encontrou paralelos inesperados com a vida nas organizações. Alimentar, observar, ajustar o ambiente e respeitar o tempo do processo são gestos que ajudam a entender uma das funções mais importantes da liderança: criar condições para que pessoas e equipes alcancem seu potencial coletivo.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

11 minutos min de leitura
Estratégia
19 de outubro de 2026 08H00
Este é o quinto artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira. Após examinarmos a posição global do país, o acesso a medicamentos e a capacidade científica e industrial, a conversa com Norberto Prestes, da Abiquifi, amplia a investigação para as conexões entre empresas, pesquisadores, universidades e financiamento. Como avaliar investimentos e resultados com informações pouco comparáveis? Entre orçamentos de P&D, incentivos acadêmicos e descobertas de pequenas equipes, buscamos parâmetros para examinar como o conhecimento se converte em aplicações, capacidade econômica e benefícios para a população.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

22 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
18 de outubro de 2026 15H00
Recursos avançados, aplicativos e conectividade impressionam, mas raramente são o motivo principal de uma decisão de compra. O que as pessoas realmente buscam é uma solução capaz de tornar a vida mais simples e agradável. O artigo explora por que o sucesso de produtos inteligentes depende menos das funcionalidades e mais da capacidade de entregar uma experiência intuitiva e consistente.

Euclides Ciruelos - Idealizador da SmartLy, diretor responsável técnico da Hotfloor

5 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de outubro de 2026 09H00
Inclusão não se resume ao acesso ao emprego. Ela envolve reconhecimento, desenvolvimento, representatividade e perspectivas reais de carreira. O artigo reflete sobre os avanços conquistados, os desafios que persistem e o papel das organizações na construção de ambientes onde todas as pessoas possam prosperar.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
17 de outubro de 2026 15H00
Em um momento em que denúncias de assédio, investigações internas e crises de liderança ganham cada vez mais espaço nas organizações, cresce a necessidade de diferenciar autoridade de poder. O texto analisa por que líderes que dependem do cargo ou da imposição para obter resultados acabam comprometendo justamente aquilo que mais precisam preservar: pessoas, confiança e performance.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Estratégia
17 de outubro de 2026 09H00
O artigo propõe uma reflexão sobre como energia, bem-estar, desenvolvimento de lideranças e autonomia deixaram de ser temas periféricos para se tornarem elementos centrais da infraestrutura necessária para escalar negócios sem esgotar os recursos humanos que tornam esse crescimento possível.

Felipe Calbucci - CEO Latam TotalPass

6 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
16 de outubro de 2026 15H00
Algoritmos, preferências pessoais e vieses cognitivos influenciam diariamente a forma como enxergamos o mundo, muitas vezes sem que percebamos. Em tempos de polarização, excesso de informação e mudanças rápidas, cultivar curiosidade, escuta ativa e abertura para pontos de vista diferentes pode ser um diferencial importante para quem deseja construir decisões mais inteligentes e sustentáveis.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução