Gestão de Pessoas

Trabalho híbrido mantém aquecido o mercado de plataformas para o RH

Mais um serviço desse tipo é lançado recentemente em Curitiba; confira o case
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

Gestão de pessoas tem sido um dos principais desafios quando se fala em novos modelos de trabalho. Afinal, é bem diferente acompanhar todos os funcionários presencialmente e a distância.

Algumas empresas são conhecidas por apoiar essa transformação digital do RH, como a Gupy, fundada em 2015, e a LG lugar de gente, que nasceu em Goiás em 1985 como revendedora de computadores e acabou se tornando uma especialista em soluções de tecnologia para recursos humanos. Mas, desde que a pandemia eclodiu, surgem, em vários locais do Brasil, mais plataformas de software como serviço (SaaS) para atender à demanda dos profissionais de RH de gerenciar a singularidade de cada um dos funcionários e retê-los num modelo de trabalho remoto/híbrido. O fato de essa tendência continuar aquecida mesmo com a pandemia mais sob controle indica, inclusive, que o modelo de trabalho híbrido vem amadurecendo.

É isso que mostra o lançamento recente da Voors, no final de junho, pela empresa de software Viasoft, sediada em Curitiba. Sua proposta é acompanhar e analisar o cotidiano dos funcionários e munir de dados o gestor para facilitar seu desenvolvimento. A seguir, __HSM Management__ detalha o caso Voors, que ilustra o que vem sendo ofertado no mercado brasileiro.

## Análises preditivas
A Voors é a evolução de uma plataforma anterior da Viasoft, a Nela. A principal diferença entre uma e outra é o foco nos resultados em vez de tarefas diárias. O mais importante do produto é seu objetivo macro, mas as responsabilidades individuais e tarefas diárias continuam a poder ser acompanhadas na plataforma.

Por trás da Voors, há um recurso de inteligência artificial que fornece informações para líderes, incluindo leitura do comportamento do colaborador e análises de desligamento de pessoas. “É uma ferramenta para identificar possíveis insatisfações e gargalos sentidos pelos colaboradores”, explica Cristian Prior, head de implantação na Viasoft. Assim, o profissional de RH pode traçar ações focadas visando à resolução de problemas sentidos que muitas vezes passam despercebidos pelos chefes diretos.

“Fizemos muita pesquisa para entender o que os gestores precisavam. Voors olha três pilares: comunicação, processos e performance. Com ela, a área não precisa mais ter um monte de ferramentas, porque entrega todas as funcionalidades numa mesma plataforma”, diz Prior. Há ainda uma camada de business intelligence (leia-se “de números”), que permite obter análises de rotatividade, perfil, remuneração e até gerar cruzamentos de metas com resultados para avaliar performance.

Entre outras coisas, a Voors permite aos gestores, por exemplo, fazer análises preditivas com relação ao seu time, já que os funcionários registram no aplicativo seus sentimentos e como estão evoluindo nos projetos e tarefas. “Os indicadores de performance e motivação são exibidos no app, que tem versões para todo tipo de dispositivo”, diz Eduardo Harthecopf, gestor de marketing da Viasoft.

*A repórter Sandra Regina da Silva viajou para Curitiba a convite da Viasoft.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança