Gestão de Pessoas

Trabalho híbrido mantém aquecido o mercado de plataformas para o RH

Mais um serviço desse tipo é lançado recentemente em Curitiba; confira o case
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

Gestão de pessoas tem sido um dos principais desafios quando se fala em novos modelos de trabalho. Afinal, é bem diferente acompanhar todos os funcionários presencialmente e a distância.

Algumas empresas são conhecidas por apoiar essa transformação digital do RH, como a Gupy, fundada em 2015, e a LG lugar de gente, que nasceu em Goiás em 1985 como revendedora de computadores e acabou se tornando uma especialista em soluções de tecnologia para recursos humanos. Mas, desde que a pandemia eclodiu, surgem, em vários locais do Brasil, mais plataformas de software como serviço (SaaS) para atender à demanda dos profissionais de RH de gerenciar a singularidade de cada um dos funcionários e retê-los num modelo de trabalho remoto/híbrido. O fato de essa tendência continuar aquecida mesmo com a pandemia mais sob controle indica, inclusive, que o modelo de trabalho híbrido vem amadurecendo.

É isso que mostra o lançamento recente da Voors, no final de junho, pela empresa de software Viasoft, sediada em Curitiba. Sua proposta é acompanhar e analisar o cotidiano dos funcionários e munir de dados o gestor para facilitar seu desenvolvimento. A seguir, __HSM Management__ detalha o caso Voors, que ilustra o que vem sendo ofertado no mercado brasileiro.

## Análises preditivas
A Voors é a evolução de uma plataforma anterior da Viasoft, a Nela. A principal diferença entre uma e outra é o foco nos resultados em vez de tarefas diárias. O mais importante do produto é seu objetivo macro, mas as responsabilidades individuais e tarefas diárias continuam a poder ser acompanhadas na plataforma.

Por trás da Voors, há um recurso de inteligência artificial que fornece informações para líderes, incluindo leitura do comportamento do colaborador e análises de desligamento de pessoas. “É uma ferramenta para identificar possíveis insatisfações e gargalos sentidos pelos colaboradores”, explica Cristian Prior, head de implantação na Viasoft. Assim, o profissional de RH pode traçar ações focadas visando à resolução de problemas sentidos que muitas vezes passam despercebidos pelos chefes diretos.

“Fizemos muita pesquisa para entender o que os gestores precisavam. Voors olha três pilares: comunicação, processos e performance. Com ela, a área não precisa mais ter um monte de ferramentas, porque entrega todas as funcionalidades numa mesma plataforma”, diz Prior. Há ainda uma camada de business intelligence (leia-se “de números”), que permite obter análises de rotatividade, perfil, remuneração e até gerar cruzamentos de metas com resultados para avaliar performance.

Entre outras coisas, a Voors permite aos gestores, por exemplo, fazer análises preditivas com relação ao seu time, já que os funcionários registram no aplicativo seus sentimentos e como estão evoluindo nos projetos e tarefas. “Os indicadores de performance e motivação são exibidos no app, que tem versões para todo tipo de dispositivo”, diz Eduardo Harthecopf, gestor de marketing da Viasoft.

*A repórter Sandra Regina da Silva viajou para Curitiba a convite da Viasoft.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança