Uncategorized

Viva os aprendizados de 2020

Não é sobre você, sua ambição ou sua sede de poder. É sobre interdependência e respeito à vida
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

De todos os aprendizados que 2020 nos deixa, o entendimento de que fazemos parte do maior sistema conectado em rede que existe – a Terra-, não nos deixa dúvidas sobre a fragilidade e a interdependência da nossa espécie.

Você, assim como eu e todas as pessoas que habitam esse planeta, faz parte da raça humana, responsável pelo atual estado das coisas e, ao mesmo tempo, a única capaz de mudar o rumo da história. Se quisermos.

Se você ainda não tinha consciência disso, esse ano te fez entender que a vida humana é rara, frágil, fugaz e passageira. Um sopro que não se controla. Um caminho só de ida, sempre em versão beta, sem direito a ensaio nem “replay”. Sem volta. Começamos a morrer no dia em que nascemos e, para morrer, basta estarmos vivos.

Diz o dito popular que “o que se leva dessa vida é a vida que se leva”.
Como você tem levado a sua vida? Tem vivido intensamente como se fosse morrer amanhã e aprendido intensamente como se fosse viver para sempre?

Você não é melhor nem pior do que ninguém. Você é igual na sua humanidade e diferente na sua unicidade.

Que impacto você tem gerado na vida das pessoas e no ambiente à sua volta?
A criança que você foi teria orgulho do adulto que você se tornou?

Se você morresse hoje, como lembrariam e o que diriam de você?

Você está vivendo seu propósito ou veio ao mundo a passeio, deixando a vida te levar, ao sabor dos ventos, do acaso?

Nesse ano tão atípico, você aproveitou a oportunidade de entrar em contato com esses questionamentos todos? Mergulhou dentro de si, fortaleceu suas virtudes e enfrentou com coragem suas sombras? Entendeu que tudo diz respeito à vida? E que sua vida fará tanto mais sentido quanto mais você estiver a serviço de outras vidas?

Não é sobre você, sua agenda pessoal, sua ambição, seu ego ou sua sede de poder.
É sobre como você, consciente e intencionalmente, investe seu talento único, empatia, compaixão, solidariedade, energia, conhecimento, experiência e capacidade de realização para construir um mundo colaborativo e conectado em rede, que respeite e valorize os direitos humanos. Que seja inclusivo, justo e promova o acesso à igualdade de oportunidades para cada pessoa.
É assim que se gera abundância para todas as vidas.

Para isso, é preciso respeitar e gostar de gente – saber que pessoas não são máquinas, que você liga e desliga quando quiser. E nem recursos que você usa, abusa e descarta quando deixam de ser úteis.

Pessoas são vidas únicas, cercadas de outras vidas e contextos, com habilidades, atribuições e responsabilidades igualmente únicas.

É preciso confiar nas pessoas, saber ouvi-las, entender seus anseios, desejos e realidades.

Para inspirá-las, mobilizá-las e mantê-las engajadas, você terá de dar o exemplo, compartilhar de um propósito comum e assegurar que elas terão os meios para realizar seus sonhos e seu trabalho com amor, alegria e significado, da melhor maneira possível, do jeito e no tempo que elas puderem, onde quer que elas estejam – no escritório, em casa ou em qualquer lugar.

Que elas serão sempre, e cada vez mais, valorizadas por serem exatamente quem são. E, por serem a melhor, mais completa e autêntica versão de si mesmas, agregarão seu valor único e incomparável ao mundo do qual fazem parte.
Feliz 2021, colocando em prática e vivendo todos os aprendizados que 2020 trouxe a você.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A inteligência artificial está acelerando a educação. Mas para onde?

Ferramentas de IA já produzem textos, avaliações, vídeos e conteúdos em segundos. Mas a transformação mais importante talvez não esteja na velocidade da produção, e sim na capacidade de redesenhar experiências de aprendizagem que desenvolvam pensamento crítico, prática, feedback e autonomia humana.

O que desorganiza o dia, desorganiza a mente

A sensação constante de apagar incêndios não é apenas um problema de produtividade. Este artigo mostra por que organização, gestão da agenda e definição de limites são competências essenciais para preservar desempenho, reduzir o esgotamento e recuperar o controle sobre a própria rotina profissional.

Quando um legado familiar redefine um pedaço da cidade

Construído sobre a área que durante décadas abrigou a fábrica e a recreativa da Tigre, o Cidade das Águas nasceu de uma pergunta pouco comum ao mercado imobiliário: antes de erguer torres, que tipo de bairro vale a pena construir?

Lifelong learning, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de julho de 2026 13H00
Ferramentas de IA já produzem textos, avaliações, vídeos e conteúdos em segundos. Mas a transformação mais importante talvez não esteja na velocidade da produção, e sim na capacidade de redesenhar experiências de aprendizagem que desenvolvam pensamento crítico, prática, feedback e autonomia humana.

Daniel Luzzi - Fundador e CEO da Cognita Learning Lab

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
17 de julho de 2026 08H00
A sensação constante de apagar incêndios não é apenas um problema de produtividade. Este artigo mostra por que organização, gestão da agenda e definição de limites são competências essenciais para preservar desempenho, reduzir o esgotamento e recuperar o controle sobre a própria rotina profissional.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Estratégia
16 de julho de 2026 14H00
Copa do Mundo, Olimpíadas, Super Bowl ou Black Friday: toda vez que a atenção coletiva se concentra em um grande evento, o mercado de mídia muda de comportamento. Entender esse movimento pode ser a diferença entre capturar demanda reprimida ou pagar, mais uma vez, o preço do improviso.

Rafael Mayrink - Empresário, sócio do Neil Patel e CEO da NP Digital Brasil

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de julho de 2026 08H00
Robôs humanoides deixaram de ser protótipo e entraram em produção comercial em série. Enquanto conselhos ainda debatem a IA generativa, a automação física avança sem esperar. O atraso não aparece no balanço, mas se acumula como dívida de reação.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

10 minutos min de leitura
Empreendedorismo
15 de julho de 2026 15H00
Construído sobre a área que durante décadas abrigou a fábrica e a recreativa da Tigre, o Cidade das Águas nasceu de uma pergunta pouco comum ao mercado imobiliário: antes de erguer torres, que tipo de bairro vale a pena construir?

Sandra Regina da Silva - Jornalista especializada em gestão, inovação e negócios

12 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth, User Experience, UX
15 de julho de 2026 08H00
Enquanto a IA assume processos, diagnósticos e tarefas repetitivas, cresce a importância de competências exclusivamente humanas. O desafio das lideranças não é automatizar mais, mas decidir onde a presença humana gera valor que nenhuma tecnologia consegue reproduzir plenamente.

Ana Flavia Martins - CMO da Algar

3 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia
14 de julho de 2026 18H00
Da criação do Takkyubin à reinvenção da logística japonesa, a história de Masao Ogura, responsável por transformar a Yamato Transport em um dos maiores cases de inovação logística do Japão. Este artigo revela como os princípios das artes marciais podem oferecer novas perspectivas sobre cultura organizacional, inovação, tomada de decisão e liderança em tempos de transformação.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

16 minutos min de leitura
Lifelong learning, Estratégia, Marketing & growth
14 de julho de 2026 14H00
Este artigo mostra como os eventos corporativos se tornaram ambientes estratégicos de inteligência coletiva, capazes de ampliar repertório, antecipar tendências e reduzir incertezas para líderes e organizações.

Sidnei Metzner - Gestor nacional de vendas da WK

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
14 de julho de 2026 08H00
Enquanto a longevidade transforma a composição da sociedade e do mercado de trabalho, muitas organizações continuam operando com modelos de gestão construídos para uma realidade demográfica que já não existe. Este artigo discute o conceito que desafia o jovem-centrismo corporativo e convida líderes a repensarem o valor da experiência, da diversidade geracional e da longevidade nas empresas.

Fran Winandy - CEO da Acalântis Services, Consultora, Palestrante e Professora nas áreas de Diversidade Geracional, Etarismo e Longevidade

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional
13 de julho de 2026 14H00
Dados mostram o avanço da solidão no ambiente de trabalho, especialmente entre profissionais remotos. O texto propõe uma reflexão sobre como relações de confiança, segurança psicológica e capacidade de convivência se tornaram ativos estratégicos para a saúde organizacional.

Daniela Cais - Designer de Relações Profissionais, TEDx Speaker, Mentora de Comunicação para Carreiras e Negócios

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo