Desenvolvimento pessoal

Você é cosmopolita global?

Linda Brimm, do Insead, descreve as dez características desse tipo de executivo. Faça o teste; SE TICAR Pelo menos seis VEZES, VOCê promete

Compartilhar:

No livro The Global Cosmopolitan Mindset, a professora e pesquisadora Linda Brimm traz à tona as dez habilidades mais comuns que esse tipo de executivo apresenta em função de suas vivências em diferentes culturas:

( ) Flexibilidade cognitiva. Você consegue mudar suas próprias crenças, pensamentos e hábitos, para lidar com situações que mudam radicalmente? É o que permite enxergar novos padrões e soluções. 

( ) Capacidade de adaptação. A competência de transformar uma crise em oportunidade em geral implica ter vivenciado transições significativas. E o faz entender a própria resiliência. 

( ) Conhecer o que não se sabe. Você sabe como a mudança pode ser desestabilizadora, mas, no olho do furacão, consegue avaliar o que sabe, o que pensava saber e o que precisa descobrir?

( ) Reinvenção. Essa capacidade é o que dá às pessoas uma atitude de empoderamento diante das mudanças, além de ajudar a guiar os colegas para pensar fora da caixa. 

( ) Colaboração para além de fronteiras. Você já aprendeu como colaborar e manter relacionamentos a distância, com diversas pessoas de diferentes regiões e culturas? Você precisa disso.

( ) Relacionamentos e diferenças. Existem regras invisíveis que governam as relações nas diversas culturas; você consegue enxergá-las? Se mostra humildade e empatia, e se fica cada vez mais atento ao que está a seu redor, é meio caminho andado. 

( ) Visão periférica e “caleidoscópica”. Você consegue enxergar pessoas, organizações e questões a partir de um ângulo mais amplo, avaliando as situações de diferentes pontos de vista? Essa visão “caleidoscópica” é o que permite ver mudanças como oportunidades. 

( ) Visão de dentro para fora, e de fora para dentro. Por estar dentro e fora ao mesmo tempo, você se envolve plenamente em um contexto e, ainda assim, mantém a habilidade de observar a situação de forma desapaixonada? 

( ) Assumir riscos. Sua experiência lhe dá maior confiança em sua capacidade de compreender e lidar com qualquer situação e, por isso, você corre riscos? 

( ) Gestão da mudança. Se viveu situações de complexidade incomum, você deve conseguir tomar decisões difíceis e gerenciar elevado grau de incerteza.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança