No livro The Global Cosmopolitan Mindset, a professora e pesquisadora Linda Brimm traz à tona as dez habilidades mais comuns que esse tipo de executivo apresenta em função de suas vivências em diferentes culturas:
( ) Flexibilidade cognitiva. Você consegue mudar suas próprias crenças, pensamentos e hábitos, para lidar com situações que mudam radicalmente? É o que permite enxergar novos padrões e soluções.
( ) Capacidade de adaptação. A competência de transformar uma crise em oportunidade em geral implica ter vivenciado transições significativas. E o faz entender a própria resiliência.
( ) Conhecer o que não se sabe. Você sabe como a mudança pode ser desestabilizadora, mas, no olho do furacão, consegue avaliar o que sabe, o que pensava saber e o que precisa descobrir?
( ) Reinvenção. Essa capacidade é o que dá às pessoas uma atitude de empoderamento diante das mudanças, além de ajudar a guiar os colegas para pensar fora da caixa.
( ) Colaboração para além de fronteiras. Você já aprendeu como colaborar e manter relacionamentos a distância, com diversas pessoas de diferentes regiões e culturas? Você precisa disso.
( ) Relacionamentos e diferenças. Existem regras invisíveis que governam as relações nas diversas culturas; você consegue enxergá-las? Se mostra humildade e empatia, e se fica cada vez mais atento ao que está a seu redor, é meio caminho andado.
( ) Visão periférica e “caleidoscópica”. Você consegue enxergar pessoas, organizações e questões a partir de um ângulo mais amplo, avaliando as situações de diferentes pontos de vista? Essa visão “caleidoscópica” é o que permite ver mudanças como oportunidades.
( ) Visão de dentro para fora, e de fora para dentro. Por estar dentro e fora ao mesmo tempo, você se envolve plenamente em um contexto e, ainda assim, mantém a habilidade de observar a situação de forma desapaixonada?
( ) Assumir riscos. Sua experiência lhe dá maior confiança em sua capacidade de compreender e lidar com qualquer situação e, por isso, você corre riscos?
( ) Gestão da mudança. Se viveu situações de complexidade incomum, você deve conseguir tomar decisões difíceis e gerenciar elevado grau de incerteza.