Desenvolvimento pessoal

Você é cosmopolita global?

Linda Brimm, do Insead, descreve as dez características desse tipo de executivo. Faça o teste; SE TICAR Pelo menos seis VEZES, VOCê promete

Compartilhar:

No livro The Global Cosmopolitan Mindset, a professora e pesquisadora Linda Brimm traz à tona as dez habilidades mais comuns que esse tipo de executivo apresenta em função de suas vivências em diferentes culturas:

( ) Flexibilidade cognitiva. Você consegue mudar suas próprias crenças, pensamentos e hábitos, para lidar com situações que mudam radicalmente? É o que permite enxergar novos padrões e soluções. 

( ) Capacidade de adaptação. A competência de transformar uma crise em oportunidade em geral implica ter vivenciado transições significativas. E o faz entender a própria resiliência. 

( ) Conhecer o que não se sabe. Você sabe como a mudança pode ser desestabilizadora, mas, no olho do furacão, consegue avaliar o que sabe, o que pensava saber e o que precisa descobrir?

( ) Reinvenção. Essa capacidade é o que dá às pessoas uma atitude de empoderamento diante das mudanças, além de ajudar a guiar os colegas para pensar fora da caixa. 

( ) Colaboração para além de fronteiras. Você já aprendeu como colaborar e manter relacionamentos a distância, com diversas pessoas de diferentes regiões e culturas? Você precisa disso.

( ) Relacionamentos e diferenças. Existem regras invisíveis que governam as relações nas diversas culturas; você consegue enxergá-las? Se mostra humildade e empatia, e se fica cada vez mais atento ao que está a seu redor, é meio caminho andado. 

( ) Visão periférica e “caleidoscópica”. Você consegue enxergar pessoas, organizações e questões a partir de um ângulo mais amplo, avaliando as situações de diferentes pontos de vista? Essa visão “caleidoscópica” é o que permite ver mudanças como oportunidades. 

( ) Visão de dentro para fora, e de fora para dentro. Por estar dentro e fora ao mesmo tempo, você se envolve plenamente em um contexto e, ainda assim, mantém a habilidade de observar a situação de forma desapaixonada? 

( ) Assumir riscos. Sua experiência lhe dá maior confiança em sua capacidade de compreender e lidar com qualquer situação e, por isso, você corre riscos? 

( ) Gestão da mudança. Se viveu situações de complexidade incomum, você deve conseguir tomar decisões difíceis e gerenciar elevado grau de incerteza.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Acessibilidade sem inteligência cultural é inclusão pela metade

Rampas, tecnologias assistivas e conformidade regulatória são apenas o ponto de partida da inclusão. Entre a conformidade técnica e a adoção real existe um elemento frequentemente negligenciado: a cultura. Este artigo explora como a Inteligência Cultural pode determinar o sucesso ou o fracasso de estratégias globais de inclusão.

Organizações não mudam quando as pessoas mudam. Mudam quando os sistemas mudam.

Inspirado pelo legado de Oscar Motomura, o artigo questiona uma das crenças mais difundidas da gestão contemporânea: a ideia de que a transformação acontece apenas por meio das pessoas. A verdadeira mudança, argumenta o autor, depende da capacidade de revisar as estruturas invisíveis que moldam comportamentos, decisões e culturas organizacionais.

O novo Marco Legal pode recolocar o transporte coletivo nos trilhos

Após anos de perda de passageiros e desafios financeiros, o transporte coletivo brasileiro ganha um novo marco regulatório que busca ampliar fontes de financiamento, reduzir desequilíbrios tarifários e criar condições para mais investimentos em qualidade, eficiência e experiência do usuário.

Administrar um restaurante e uma multinacional é mais parecido do que parece

Após décadas em grandes empresas, o autor trocou a segurança da carreira corporativa pelo desafio de empreender na gastronomia. Nesta reflexão, mostra por que os princípios que sustentam uma multinacional – planejamento, processos, gestão financeira e foco no cliente – são exatamente os mesmos que garantem o sucesso de um restaurante.

Inovação & estratégia
4 de julho de 2026 08H00
A partir de casos reais do agronegócio, este artigo mostra por que decisões baseadas em análises isoladas tendem a falhar e como a integração de múltiplas variáveis pode transformar a gestão de risco, dentro e fora do campo.

Kallil Chebaro - CEO e Head de Produto na Agscore

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de julho de 2026 15H00
Se o cliente já sabe tudo, o que ainda falta ao vendedor? Este artigo mostra como a tecnologia expôs o vendedor despreparado e como isso mudou o jogo das vendas.

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Comunicação, Estratégia
3 de julho de 2026 08H00
Se a sua mensagem interna viralizar amanhã, você sustentaria o que disse?

Ana Paula Soares - Fundadora e diretora-geral da Encaso Assessoria

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
2 de julho de 2026 14H00
A digitalização do pós-obra pode transformar operações, reduzir custos e fortalecer a experiência do cliente no setor imobiliário. Este artigo mostra que as construtoras podem transformar o momento da entrega das chaves em inteligência, eficiência e vantagem competitiva.

Jean Ferrari - CEO da FastBuilt

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
2 de julho de 2026 08H00
Seu maior risco digital pode estar no bolso do seu colaborador. Este artigo revela por que a gestão da frota móvel deixou de ser uma questão operacional e passou a ser uma decisão estratégica de segurança e eficiência.

Stephanie Peart - Head da Leapfone

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
1º de julho de 2026 15H00
A liderança centrada no controle está perdendo espaço. Este artigo mostra como a capacidade de desenvolver autonomia será o principal diferencial das organizações do futuro.

Marcelo Neri - CEO, Mentor Executivo, Palestrante Internacional e Escritor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
1º de julho de 2026 08H00
Muito além do debate entre humano e IA, este artigo expõe o verdadeiro problema do atendimento moderno: não é quem responde, mas quem tem poder para decidir, e por que a falta de autoridade na ponta continua destruindo experiências e confiança.

Átila Persici Filho - COO da Bolder, Professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e Conselheiro de Inovação

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Estratégia
30 de junho de 2026 15H00
A partir dos sinais do Web Summit Rio 2026, este artigo mostra como a saúde mental deixou de ser benefício periférico para se tornar uma variável crítica de negócio, impactando investimento, regulação e a própria sustentabilidade das empresas.

Weber Stival - Fundador e CEO da Unolife.

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de junho de 2026 08H00
A NR-1 mudou a regra: cuidar da saúde mental agora exige gestão. Este artigo mostra como a nova norma transforma riscos psicossociais em variável estratégica, exigindo das empresas organização, método e accountability na gestão do ambiente de trabalho.

Erich Silva - COO e Head de Talentos da Lecom

3 minutos min de leitura
Liderança
29 de junho de 2026 16H00
Ao revisitar a história de Francisco Serrão, este artigo propõe uma inversão rara na lógica da liderança contemporânea: talvez a verdadeira coragem não esteja em continuar a todo custo, mas da capacidade de definir limites.

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo