Liderança

Você exerce uma liderança inclusiva?

Um novo mundo pede um novo estilo de liderança e a tarefa não é fácil. Envolve ações cruciais de nossa capacidade humana e contínua tarefa nossa aliarmos isso aos nossos propósitos
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

Liderança não é um cargo, é uma responsabilidade, já dizia Peter Drucker. Corroborando com ele, vou além: liderança não é posição, é ação. E não tem gênero, raça, cor ou etnia. Também não tem orientação sexual, deficiência, biotipo, idade ou religião.

Você já parou para pensar sobre quais são os papeis de uma pessoa líder? E, se você é líder, sabe definir seu estilo de liderança? Já fiz essa pergunta a 293 líderes nas quatro temporadas do #LiderComNeivia, meu programa de conversas com líderes C-Level, membros de Conselhos e empreendedores, representantes de todas as diversidades humanas, em total igualdade de gênero, toda terça e sexta, ao vivo, às 18 horas, no LinkedIn, Youtube e Facebook.

Quais os maiores desafios que você enfrenta para liderar hoje? Nesse mundo cada vez mais horizontal, colaborativo, múltiplo, variável, flexível e responsável, em constante e acelerada mudança, a capacidade para desempenhar o papel de líder requer novas habilidades.

Que habilidades são essas? A meu ver, visão, entendimento, clareza e agilidade, capacidade e resiliência, empatia e atenção plena, contexto e adaptabilidade, transparência e intuição, estão entre essas habilidades.

Um novo mundo pede um novo estilo de liderança. Para solucionar problemas no novo mundo é preciso se adaptar, questionar, compreender, refletir e criar.

E costumo dizer que líder é a pessoa que você é. Não tem como ser diferente. Esqueça o que te contaram sobre separar vida pessoal e vida profissional. Isso não é possível! Tentar fazer isso é o caminho mais curto para as doenças mentais e a infelicidade.

Você consegue ser uma liderança futurista, inovadora, tecnológica e humanitária? Segundo Lisa Kay Solomon, essas são as habilidades de uma liderança exponencial. Com elas, você pode antecipar mudanças e fazer escolhas conscientes que conduzam a futuros mais positivos e produtivos para você, as organizações, as comunidades e o mundo.

E como você se torna uma liderança inclusiva? Usando sua habilidade humanitária! Primeiro passo: invista no seu autoconhecimento. Em seguida, exerça sua humanidade quando estiver com outro ser humano. Respeite. Tenha curiosidade e interesse pelas histórias únicas, sonhos e talentos das pessoas à sua volta. Conheça e entenda as pessoas. “Todo mundo” não existe! Fale a língua de cada pessoa.

Construa uma cultura inclusiva. Fale menos, escute mais: você tem uma boca e dois ouvidos, use-os nessa proporção. Tenha menos “pontos de fala” (talking points) e mais “pontos de escuta” (listening points). Esteja presente no presente. Afinal de contas, o presente é tudo o que você tem!

Empatize. Confie. Confiança é a base de tudo e lembre-se: confiar não é saber tudo sobre alguém, é não precisar saber.

Viva a diversidade, ou seja, tenha diversidade na sua vida. Seja de propósito. Como anda seu ikigai? Tem conseguido equilibrar sua missão (o que você ama fazer), vocação (o que você faz bem feito), profissão (o que você ganha para fazer) e paixão (o que faz bem para o mundo)?

Construa e cultive relações. Comunique-se com atenção plena, empatia e compaixão. Com simplicidade, clareza e objetividade.

Pratique o que você prega. Lembre-se: o que você permite é o que você promove. Inspire. Influencie. Engaje. Mobilize. Colabore. Lembre-se: você não constrói uma empresa ou uma área, você constrói um time e o time constrói a empresa.

Não se conforme, transforme!

Jamais esqueça que a diversidade é a realidade, e a inclusão é uma escolha que você deve fazer todos os dias, até que se torne um hábito.
Tenha coragem e seja gentil. E tenha líderes dos sonhos.

Além disso, questione-se sempre. Use seu lugar de poder para incluir, com consciência e responsabilidade.

Faça jus à confiança e à credibilidade que você tem.

Impacte e transforme a realidade positivamente, deixando o mundo melhor para todas as pessoas que viverem depois de você.

É fácil? Não. Mas é possível. Só depende de você e isso muda o mundo à sua volta. É crer e fazer acontecer!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura