Liderança

Você se considera uma pessoa líder?

Exercer liderança requer uma imensa dose de autoconhecimento e consciência, e alguns pré-requisitos básicos
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

Até hoje, ao longo da sua carreira, quantas pessoas chefes você já teve?

E quantas pessoas líderes?

Embora muitas vezes uma palavra seja considerada sinônimo da outra, eu e você sabemos que, na prática, chefes e líderes têm significados e impactos bastante distintos em nossas vidas.  

Você já tentou traduzir em palavras o que diferencia chefe de líder?

Segundo o dicionário, chefe é uma pessoa investida de poder para ocupar lugar de mando enquanto líder é pessoa que exerce influência no comportamento ou no modo de pensar de alguém.

Gosto de acreditar, como dizia Napoleão Bonaparte, que líderes são vendedores de esperança. E, em sendo assim, liderança independe de gênero, etnia, raça, idade, orientação sexual, classe social, nacionalidade, partido político ou religião.

Líder é alguém que está a serviço de algo maior do que si mesmo. Alguém com um propósito que transborda para além do seu próprio coração e sua mente, aliado à capacidade de inspirar e mover outras pessoas a transformarem a realidade, em conjunto.  

Todavia, exercer liderança requer uma imensa dose de autoconhecimento e consciência, e alguns pré-requisitos básicos. O primeiro deles é gostar de gente. 

O mundo corporativo está cheio de chefes que têm horror a pessoas, que baixam a cabeça ou desviam o olhar nos elevadores e corredores, para não ter que interagir com outros seres humanos. 

Essas criaturas podem até estar ocupando posições de poder, mas jamais se tornarão líderes. Elas ainda comandam e controlam, na maioria das vezes pela força, tocando o terror, gerando medo e desconfiança entre as pessoas. Representam o que há de mais ultrapassado e vil nas organizações. São insustentáveis.

Líderes gostam de gente, incluem, confiam, comunicam com verdade, sinceridade e transparência, alinham as expectativas, delegam e cobram pelas entregas. 

São agentes de mudança, pessoas que dedicam seu tempo, energia, experiência e conhecimento para questionar a realidade, fazer diferente, melhor, mais rápido e mais simples. Líderes inspiram, incentivam e desafiam a fazer o que nunca foi feito e, junto com seus times, criam o novo, inventam o futuro.

Uma pessoa líder não tem medo de não saber, de parecer vulnerável, de perguntar, de pedir ajuda, de correr riscos, de errar e assumir seus erros, de aprender, desaprender e reaprender continuamente. Não é exatamente isso que fazemos desde que nascemos? O que é a vida senão uma grande empreitada sem direito a ensaio? Um projeto de startup em que experimentamos, testamos hipóteses e caminhos, erramos, aprendemos, escalamos ou pivotamos o tempo todo? 

Líderes são mestres no uso dos sentidos, em especial a escuta ativa, a observação atenta da realidade, de sinais e comportamentos humanos. São pessoas que investem tempo para desenvolver sua inteligência emocional, sua capacidade de ter empatia e de promover a diversidade em sua vida. E não são reféns do próprio ego, sabem que estão aqui de passagem. Que não são, mas sim estão ocupando posições, liderando pessoas, times e projetos.

Você se considera uma pessoa líder?

Como dizia Paulo Freire, garanta a integridade entre a sua fala e a sua prática. 

Lembre-se: líder é a pessoa que você é. 

Não tem nada mais poderoso e transformador do que a justa causa da liderança pelo exemplo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)