Uncategorized

WOMENOMICS

A ECONOMIA DAS MULHERES

Compartilhar:

Seja como agentes produtivas, seja como consumidoras, as mulheres vêm desenvolvendo uma tração econômica que pode reanimar a economia mundial. Mas, para isso acontecer, a equidade de gênero precisa avançar de modo muito mais acelerado. Como fazê-lo? 

Este Dossiê apresenta quatro sugestões de soluções: 

(1) as empresas podem passar a abordar a diversidade de gênero como um desafio de inovação, mais do que como um business case; (2) os investidores podem incluir a lente de gênero em suas avaliações e decisões; (2) empreendedoras podem montar negócios com viés feminista, como é o Bumble, nos EUA; (4) as gestoras podem aderir ao movimento feminista corporativo e à sisteragem, promovendo conscientização, enfrentamentos e trade-offs e organizando-se em associações, como vem ocorrendo no Brasil. 

As ações judiciais de ex-funcionárias contra gigantes como Google e Oracle alegando discriminação salarial ou o processo que o governo dos EUA moveu,pela mesma razão, contra a State Street (a empresa que financiou a Fearless Girl enfrentando o touro da bolsa de Nova York), não deixam dúvida: a economia das mulheres tende a emergir de qualquer modo, por bem ou por mal.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura