Marketing Business Driven
3 min de leitura

Zuckerberg e seu império

Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas
Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Compartilhar:

Vovó Irene chegou para visitar um dos seus filhos em São Paulo. Às 5 horas da manhã do dia seguinte, Ícaro, seu neto, já estava acordado.

“Bom dia, Ícaro. Acordou muito cedo”

Ícaro estava de óculos. Sua avó não se lembrava que ele era míope. Mas, no auge dos seus 80 anos, era pouco provável que ela confiasse na própria memória, apesar de muito lúcida.

Ícaro olhou para o lado esquerdo. Só os olhos dele se moveram; todo o resto do corpo, parado. Em segundos, olhou para a direita. De repente, fitou os olhos pra sua vó.

Sem entender muita coisa, a avó ficou ali esperando olhando para o seu neto – afinal, Ícaro não havia respondido ao “bom dia”.

Ícaro começa a mexer os braços, de um lado para o outro. Parecia agora que a avó é quem tinha problema de visão, porque o neto mexia tanto os braços, que parecia um polvo.

“SIM”, responde Ícaro.

‘Bom dia’ seria a resposta que sua avó esperava, mas tudo bem. Ela saiu e foi fazer o café.

Entendamos, então, o que ela não entendeu.

Assim que acordou, Ícaro colocou seus óculos e entrou em outro mundo. Do lado esquerdo, estavam as notícias do dia. Do lado direito, algumas mensagens de whatsapp não lidas.

E no meio, uma mensagem: “você não confirmou a compra do seu novo óculos Meta Super High Virtuality, que está no carrinho. Por medida de segurança, diga SIM caso deseje comprar, para reconhecermos a sua voz e sabermos que é você”.

Coitada da Dona Irene. Achou que essa hora o neto estava olhando pra ela. Não estava.

Ícaro senta à mesa do café. Finalmente dá bom dia a sua vó. 

“Desculpe, vovó. Tenho uma reunião agora. Acordei muito cedo porque a reunião é com o pessoal da empresa na China e na Alemanha”.

“Que orgulho desse meu neto”, falou dona Irene, sorrindo. “Nem sabia que você falava tantos idiomas assim”.

Meia hora de reunião e Ícaro só falava português.

Mal sabia a idosa que, mesmo falando português, os colegas de Ícaro ouviam a voz dele mesmo, mas 100% no idioma local.

Ícaro terminou a reunião e fez algumas compras, mexendo os braços para um lado e para o outro. O grande dia de rever seus amigos tinha chegado. 

Ele comprou umas cervejas bem geladas pra se reunir mais tarde com sua turma. Não tinha problema ser um encontro virtual, porque todos estariam sentados à mesa das respectivas casas. Ícaro até comprou algumas bugigangas pra enfeitar a mesa.

Afinal de contas, nada é mais poderoso do que sentir que você realmente está com outra pessoa, mesmo a distância, e que a tecnologia está sendo desenhada para “enganar” o cérebro nesse sentido.

A noite foi um barato. Noite de jogos, risadas. Muita diversão.

Dona Irene, tentando escutar sua novela, achou que realmente o neto tinha ficado maluco. Três latas de cerveja já vazias, e ninguém na mesa. 

Não dava pra ela ver as lágrimas que escorriam dos olhos de Ícaro, de tanto que ele ria – o que a avó enxergava era só um trambolho na cabeça de Ícaro.

E assim terminou o dia. Como Ícaro fazia questão de cuidar da saúde – embora não tivesse tido tempo de se exercitar nos últimos 40 dias, ele foi bater um papo com seu personal trainer antes de dormir:

“Seja um personal trainer. Amanhã preciso malhar perna em casa, sem equipamentos. Me faça uma ficha de 40 minutos baseado em tudo que você já sabe sobre mim: meu tipo sanguíneo, minha idade, peso, hábitos alimentares, time de futebol que eu gosto, quanto gasto no cartão de crédito por mês, quantas horas durmo por dia …..”

E assim, Ícaro foi dormir.

Esqueceu de dar o “boa noite” para a pobre avó.

Talvez a hora de dormir fosse a única hora do dia que ele não iria interagir com o Zuckeberg de alguma forma.

Não sei. Só vamos saber quando ele acordar.

Compartilhar:

Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança