Inovação

2023 foi caótico – e 2024 também será

Se você fizesse um post-mortem do ano que se encerrou, não só do seu ano mas em geral, enxergaria os altos e baixos – e veria que não é diferente de outros anos
__Ellen Kiss__ é empreendedora e consultora de inovação especializada em design thinking e transformação digital, com larga experiência no setor financeiro. Em agosto de 2022. após um período sabático, assumiu o posto de diretora do centro de excelência em design do Nubank.

Compartilhar:

Final de 2023. Início de 2024. Acho o momento propício para revisitar o que passou no âmbito tecnológico e entender o que pode vir . O termo que me vem como síntese de 2023 é “caótico”, exatamente conforme o verbete “caótico” do dicionário – “confuso, desordenado, desarrumado”. Mas… quando não foi caótico?

__IA generativa voou longe.__ Destacando-se como o maior tema do ano, o lançamento para valer da “inteligência artificial generativa” marcou 2023. O ChatGPT rapidamente se tornou o aplicativo de crescimento mais acelerado da história. O Google lançou o concorrente Bard, e a Microsoft, investidora no ChatGPT, incluiu uma versão de IA generativa baseada em ChatGPT em seu mecanismo de busca Bing. Ao longo do ano, a inteligência artificial dominou o cenário tecnológico, com empresas como a Meta incorporando IA em produtos sociais e o Snapchat introduzindo um serviço que permite aos usuários “usar IA para criar e enviar um snap de tudo o que você sabe que fará o dia de um amigo feliz”. A velocidade com que a tecnologia se consolidou foi notável.

__X substituiu Twitter.__ Outro marco em 2023 foi o encerramento do Twitter. Elon Musk concluiu a aquisição em outubro de 2022 e, ao longo de 2023, reformulou completamente a empresa, renomeando-a como X. Apesar de argumentos de melhoria, houve controvérsias com contas extremistas sendo restabelecidas e a perda de conteúdo relevante. Meta lançou Threads em julho, uma alternativa ao Twitter, que, embora tenha tido um início promissor, enfrentou crescimento mais lento. Agora, ela está ganhando impulso com recursos adicionais, como hashtags, acesso à web e capacidade de edição de postagens.

__Problemas financeiros abalaram o mundo cripto.__ O escândalo e o subsequente colapso do Silicon Valley Bank e da empresa de criptomoedas FTX, juntamente com a prisão e julgamento do fundador Sam Bankman-Fried, marcaram 2023. O Silicon Valley Bank, financiador de muitas empresas de tecnologia, foi fechado em março e adquirido pelo First Citizens Bank. Várias empresas tech, incluindo Meta, Google, Amazon e Microsoft, enfrentaram dificuldades e fizeram demissões significativas. (Mas a Meta recontratou funcionários quando suas ações valorizaram mais de 250%, por exemplo.) O mercado permanece instável; outra recessão no radar.

__Criaram-se expectativas de que big techs reajam.__ A indústria de tecnologia, mesmo quando há falências, geralmente se recupera com aumentos nos lucros e nos emprego nos anos seguintes. A razão? A crença, apesar das preocupações com o impacto na saúde mental e desinformação, de que a tecnologia contribui para uma vida melhor de pessoas em todo o mundo. Está sendo assim.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura