Sustentabilidade

3º lugar: Opinion Box

A startup mineira inova para tornar as pesquisas mais ágeis e acessíveis a todas as empresas

Compartilhar:

Soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, tanto na web como em apps mobile. Essa é a oferta que a startup Opinion Box, de Belo Horizonte, tem feito para as empresas, de duas maneiras: de um lado, ela conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo), em que os próprios clientes podem investigar cerca de 150 mil consumidores no País; de outro, realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de cada projeto do início até o fim.

Diversos tipos de estudos podem ser feitos com a Opinion Box, como testes de produtos, pesquisas de imagem e marca, pesquisas de jornada de compra, segmentação e buyer persona e hábitos de consumo, entre outros. 

A startup foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box, que se denomina no masculino, entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber-Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show e Youse, entre outras. 

A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2013 em BH (MG)
* R$ 2,5 milhões de receita anual
* 15 funcionários
* R$ 2 milhões de investimentos iniciais
* 1 investidor anjo
* 1º lugar na categoria marketing

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Ajudamos mais empresas a tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E nós as ajudamos a fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL DE VOCÊS?**

Acho que foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar nosso painel de respondentes com nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando, assim, preço acessível, velocidade e qualidade. 

**COMO A STARTUP NASCEU?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, esse painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e está integrado à Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que pode inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolve o ato de responder a uma pesquisa, mas não havíamos trazido inovação ao processo de criar uma pesquisa. 

Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound e outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para nossos clientes e o mercado. Para isso, estamos expandindo o time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversos reconhecimentos. Por exemplo, fomos selecionados para muitos programas de destaque, como o Startup Brasil (2013), o Prêmio ProXXIma (2016), o Endeavor Scale-up (2017), o Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e agora o Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

**QUAL É A AMBIÇÃO DE VOCÊS PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser a empresa de referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos também internacionalizar nossa operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e a pessoas de diferentes perfis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro