Sustentabilidade

3º lugar: Opinion Box

A startup mineira inova para tornar as pesquisas mais ágeis e acessíveis a todas as empresas

Compartilhar:

Soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, tanto na web como em apps mobile. Essa é a oferta que a startup Opinion Box, de Belo Horizonte, tem feito para as empresas, de duas maneiras: de um lado, ela conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo), em que os próprios clientes podem investigar cerca de 150 mil consumidores no País; de outro, realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de cada projeto do início até o fim.

Diversos tipos de estudos podem ser feitos com a Opinion Box, como testes de produtos, pesquisas de imagem e marca, pesquisas de jornada de compra, segmentação e buyer persona e hábitos de consumo, entre outros. 

A startup foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box, que se denomina no masculino, entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber-Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show e Youse, entre outras. 

A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2013 em BH (MG)
* R$ 2,5 milhões de receita anual
* 15 funcionários
* R$ 2 milhões de investimentos iniciais
* 1 investidor anjo
* 1º lugar na categoria marketing

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Ajudamos mais empresas a tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E nós as ajudamos a fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL DE VOCÊS?**

Acho que foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar nosso painel de respondentes com nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando, assim, preço acessível, velocidade e qualidade. 

**COMO A STARTUP NASCEU?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, esse painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e está integrado à Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que pode inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolve o ato de responder a uma pesquisa, mas não havíamos trazido inovação ao processo de criar uma pesquisa. 

Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound e outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para nossos clientes e o mercado. Para isso, estamos expandindo o time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversos reconhecimentos. Por exemplo, fomos selecionados para muitos programas de destaque, como o Startup Brasil (2013), o Prêmio ProXXIma (2016), o Endeavor Scale-up (2017), o Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e agora o Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

**QUAL É A AMBIÇÃO DE VOCÊS PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser a empresa de referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos também internacionalizar nossa operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e a pessoas de diferentes perfis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura