Inspirei-me nessa frase do designer Jake Barton, citada em nossa reportagem especial sobre design, para ampliá-la: se ele diz que nada envelhecerá mais do que a nova tecnologia, nós dizemos que outras coisas talvez envelheçam tanto quanto ela, dos modismos de negócios às fórmulas competitivas de prateleira. A verdade fundamental dos negócios, infelizmente nem sempre lembrada, é que todo empreendimento deve ser desenvolvido, caso a caso, com base em uma mensagem, na emoção e na conexão humana. Fizemos um manifesto sobre o que buscamos na HSM e no que acreditamos:
1. Buscamos um Brasil competitivo em nível mundial, não apenas em termos econômicos, mas também em desenvolvimento humano.
2. Acreditamos que empresas competitivas são o requisito e a fundação de um Brasil competitivo.
3. Acreditamos que as empresas, tanto quanto as pessoas, têm de priorizar a educação.
4. Acreditamos que os líderes são os atores fundamentais de qualquer movimento de melhoria, seja das organizações, seja das pessoas.
5. Acreditamos que, para responder aos desafios atuais e futuros, as empresas precisam ter estratégia e execução eficazes.
6. Acreditamos que investir em inovação, cultivar um empreendedorismo permanente e fazer a coisa certa para todos os stakeholders são a chave para o presente não inviabilizar o futuro.
7. Buscamos, nesta revista e nas demais linhas de negócios da HSM, capacitar os líderes para que façam acontecer em suas empresas e construam o país que queremos.
8. Acreditamos que o equilíbrio das empresas depende do equilíbrio das pessoas e que este é obtido com menos controle e mais confiança.
9. Acreditamos que é preciso correr os riscos necessários para fazer o Brasil chegar ao patamar competitivo almejado e sabemos que estes podem ser controlados com o conhecimento adequado.
10. Buscamos, sobretudo, humildade, para aprender todos os dias com as experiências alheias e poder disseminá-las.
Você, líder, está no centro de nossas crenças e esforços; o objetivo da HSM é lhe entregar, todos os dias e em todos os nossos pontos de contato, um conteúdo de gestão de primeira linha, por meio de experiências “inesquecíveis” e gerando oportunidades de relacionamento. Mais do que tudo, no entanto, o que buscamos é sua coautoria. Queremos que você seja coautor nesta revista em sua nova fase, no avanço de nossas empresas e na construção de um Brasil novo, competitivo e muito melhor para os brasileiros. É com muito orgulho que estreamos nesta edição nosso novo projeto, editorial e gráfico, que foi cuidadosamente elaborado por nossa equipe e que você poderá conferir nas próximas páginas. Esperamos de todo o coração que você aprecie!