Uncategorized

Manifesto HSM

”A tecnologia revolucionária de hoje pode ser como uma simples torradeira no ano que vem”
__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Inspirei-me nessa frase do designer Jake Barton, citada em nossa reportagem especial sobre design, para ampliá-la: se ele diz que nada envelhecerá mais do que a nova tecnologia, nós dizemos que outras coisas talvez envelheçam tanto quanto ela, dos modismos de negócios às fórmulas competitivas de prateleira. A verdade fundamental dos negócios, infelizmente nem sempre lembrada, é que todo empreendimento deve ser desenvolvido, caso a caso, com base em uma mensagem, na emoção e na conexão humana. Fizemos um manifesto sobre o que buscamos na HSM e no que acreditamos: 

1. Buscamos um Brasil competitivo em nível mundial, não apenas em termos econômicos, mas também em desenvolvimento humano. 

2. Acreditamos que empresas competitivas são o requisito e a fundação de um Brasil competitivo. 

3. Acreditamos que as empresas, tanto quanto as pessoas, têm de priorizar a educação. 

4. Acreditamos que os líderes são os atores fundamentais de qualquer movimento de melhoria, seja das organizações, seja das pessoas. 

5. Acreditamos que, para responder aos desafios atuais e futuros, as empresas precisam ter estratégia e execução eficazes. 

6. Acreditamos que investir em inovação, cultivar um empreendedorismo permanente e fazer a coisa certa para todos os stakeholders são a chave para o presente não inviabilizar o futuro. 

7. Buscamos, nesta revista e nas demais linhas de negócios da HSM, capacitar os líderes para que façam acontecer em suas empresas e construam o país que queremos. 

8. Acreditamos que o equilíbrio das empresas depende do equilíbrio das pessoas e que este é obtido com menos controle e mais confiança. 

9. Acreditamos que é preciso correr os riscos necessários para fazer o Brasil chegar ao patamar competitivo almejado e sabemos que estes podem ser controlados com o conhecimento adequado. 

10. Buscamos, sobretudo, humildade, para aprender todos os dias com as experiências alheias e poder disseminá-las. 

Você, líder, está no centro de nossas crenças e esforços; o objetivo da HSM é lhe entregar, todos os dias e em todos os nossos pontos de contato, um conteúdo de gestão de primeira linha, por meio de experiências “inesquecíveis” e gerando oportunidades de relacionamento. Mais do que tudo, no entanto, o que buscamos é sua coautoria. Queremos que você seja coautor nesta revista em sua nova fase, no avanço de nossas empresas e na construção de um Brasil novo, competitivo e muito melhor para os brasileiros. É com muito orgulho que estreamos nesta edição nosso novo projeto, editorial e gráfico, que foi cuidadosamente elaborado por nossa equipe e que você poderá conferir nas próximas páginas. Esperamos de todo o coração que você aprecie!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Saúde Mental da Geração Z: mitigando a demissão silenciosa por meio  da gamificação

Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do “quiet quitting”, realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

O Crescimento Sustentável e Inclusivo depende das empresas

Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Estratégias eficazes para captação de recursos de inovação

Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Os 5 maiores mitos sobre IA no RH – e o que realmente importa

Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado