Desenvolvimento pessoal, Carreira, Carreira, Desenvolvimento pessoal
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Preparando-se para a liderança na Era da personalização

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Rubens Pimentel é CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial e já treinou mais de 32 mil executivos e profissionais.

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Qual modelo de aprendizagem ainda funciona?

E, mais importante: por que tantos cursos de liderança parecem obsoletos, cansativos ou simplesmente desinteressantes?

Durante o século 20, especialmente na era da industrialização, o foco era a padronização. Todos precisavam aprender as mesmas coisas, no mesmo formato, no mesmo tempo. Lembra da clássica pergunta: “Se eu vou fazer Letras, por que tenho que aprender Química?” A resposta era simples: porque todos deveriam seguir o mesmo currículo.

Com a virada do século, entramos na era da informação, mas os métodos pouco mudaram. Cursos e treinamentos continuaram sendo avaliados por provas, trabalhos e uma visão ainda padronizada do que seria aprender.

Agora, na era do conhecimento – intensificada pela chegada da inteligência artificial generativa (GenAI) -, esse modelo se mostra totalmente ultrapassado.

Não faz mais sentido oferecer conteúdo homogêneo para perfis, momentos de carreira e realidades corporativas tão diferentes. É por isso que um aluno se encanta com o MBA enquanto o colega da carteira ao lado o abandona, dizendo que o curso “não serve pra ele”.

A nova lógica é simples: Treinamento agora é individual. E precisa ser sob medida para o seu momento de carreira.

Reflexão importante:

Sua preparação para liderar não é mais responsabilidade exclusiva da sua empresa, nem do RH. Isso ficou no passado. Hoje, a iniciativa é sua.

  • Mentorias sob medida, individual ou com grupos reduzidos de até cinco executivos da mesma organização;
  • Coaching Executivo com metodologia séria e foco em resultados reais;
  • Treinamentos online robustos, alinhados ao seu estágio profissional atual.

O bônus é que quando o conteúdo é relevante, a disciplina e o comprometimento com o aprendizado vêm naturalmente.

A chave está na consistência do material e na clareza dos resultados.

Se a sua empresa oferece programas que fazem sentido, mergulhe de cabeça.

Se não, não espere: crie o seu próprio MBA.

E, felizmente, há cada vez mais apoio disponível para desenhar esse plano de desenvolvimento com propósito e impacto.

Pense nisso com carinho.

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Rubens Pimentel é CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial e já treinou mais de 32 mil executivos e profissionais.

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