Gestão de Pessoas
0 min de leitura

Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Compartilhar:

O mundo é movido pelos relacionamentos, pessoais e profissionais.

Você concorda?

Agora, quando se trata de alavancar a nossa carreira, às vezes esquecemos como usar os nossos talentos nos relacionamentos pessoais e estendê-los para os profissionais. Já tinha pensado nisso?

!!!

Para mim, é uma via de mão dupla, onde pessoas se ajudam e crescem juntas, quando necessário, auxiliando e impulsionando – umas às outras – para atingir um objetivo, seja pessoal ou profissional.

E como fazer um bom networking para alavancar a nossa carreira?

Eu já ouvi e li muitas dicas, algumas fazem sentido, outras nem tanto. Apresento aqui o que tem funcionado para mim.

Os seus contatos devem atuar em segmentos semelhantes ao seu e naturalmente, ter influência em áreas do teu interesse. Como professor de MBA, parte do meu círculo atua no mesmo segmento e alguns são até meus concorrentes….. e está tudo bem.

É importante estar presente em redes profissionais como o LinkedIn, para conhecer novas pessoas, manter contato com a sua rede e para compartilhar conteúdo. A minha presença constante nesta plataforma, permitiu que eu fosse escolhido como LinkedIn Creator no final do ano passado.

– ̃
Os seus contatos desejarão, assim como você, estar próximo de pessoas que possuem algo a oferecer. Então, o que você tem para dar? Se faça sempre esta pergunta na hora de abordar alguém e principalmente, na hora de pedir algum favor.

Da mesma que tomamos café da manhã (mesmo sem fome) e cumprimentamos as pessoas (mesmo estando num dia ruim), a regularidade no networking é fundamental. Ou seja, torne habitual falar com as pessoas do seu entorno. Se você quer que as pessoas estejam dispostas, você deve também estar disposto sempre.

Com a pandemia mais controlada, foi possível retornar aos encontros presenciais. Então não perca a chance de tomar um café ou bater um papo com aquelas pessoas interessantes que você conhece.

Assim como você busca uma rede de contatos, outras pessoas farão o mesmo e desejarão ter você no networking delas. Ajude-os, assim como você deve buscar ajudar aqueles que você tem interesse. Não faça distinções, até porque você não sabe do amanhã.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança