Carreira

Competências perdem valor com o passar do tempo?

O conceito "inflação das competências" deve ser considerado quando o assunto é desenvolvimento de carreira. Fique atento às tendências do mercado e invista em competências para a sua vida profissional
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

Você já se perguntou se suas competências perdem valor ao longo do tempo? Recentemente, o conceito “inflação das competências” foi discutido no artigo da *Forbes* “How ‘skills inflation’ erodes value — what business leaders can do about it” ( leia [aqui](https://www.forbes.com/sites/ulrikjuulchristensen/2022/10/03/how-skills-inflation-erodes-value—what-business-leaders-can-do-about-it/?sh=22abf06a6210) ), em que o autor Ulrik Christensen aborda a perda de valor das competências com o passar do tempo.

De acordo com Christensen, assim como o dinheiro perde valor com a inflação, as competências também podem perder valor com o passar do tempo. Isso acontece porque o mundo do trabalho está em constante mudança e evolução, o que exige que as pessoas estejam sempre atualizadas e preparadas para o que está por vir. Assim, competências que eram muito valorizadas há algumas décadas podem não ter o mesmo valor hoje em dia, e competências valorizadas atualmente podem não ter o mesmo valor daqui a 20 anos.

O conceito de “inflação das competências” tem um impacto importante no mundo do trabalho. Se as suas competências perdem valor com o passar do tempo, isso significa que você precisa estar sempre se atualizando e desenvolvendo novas para se manter competitivo. Além disso, é importante buscar empresas que também invistam em capacitação e desenvolvimento continuado para seus funcionários, a fim de manter suas competências atualizadas e relevantes.

Para exemplificar esse conceito, podemos pensar nas competências técnicas relacionadas às linguagens de programação. Há algumas décadas, uma determinada linguagem era muito valorizada no mercado de trabalho, mas hoje em dia ela pode não ser tão utilizada assim. Isso demonstra como as competências técnicas podem perder valor ao longo do tempo e como é importante estar sempre atualizado e preparado para o que está por vir.

A pergunta que surge é: será que o conceito de “inflação das competências” se aplica também às competências comportamentais? A resposta é um pouco mais complexa. Enquanto as técnicas podem perder valor com o passar do tempo, as comportamentais tendem a se desenvolver e ganhar valor com a prática e o tempo.

As competências comportamentais geralmente não perdem valor à medida que o tempo passa porque elas são relacionadas a atitudes e comportamentos que são importantes em qualquer ambiente de trabalho. Elas incluem aspectos valiosos como comunicação, resolução de problemas, liderança, entre outras, porque ajudam as pessoas a se adaptar a diferentes situações, ambientes de trabalho, desempenhar bem suas funções e alcançar resultados diferenciados. Dessa forma, as competências comportamentais podem se tornar mais valiosas com o passar do tempo, quanto mais você as pratica, melhor você ficará, e elas nunca ficarão obsoletas ao longo do tempo, diferente das competências técnicas que podem perder o seu valor.

Em última análise, o mais importante dentro do conceito de “inflação das competências” é mostrar a importância de estar sempre se atualizando e desenvolvendo novas aptidões para se manter competitivo no mercado de trabalho. É importante considerar tanto as competências técnicas quanto as comportamentais e estar ciente e atento às novas demandas do mercado. Dessa forma, as pessoas e as empresas podem se preparar para as mudanças no mundo do trabalho e se manterem competitivas no mercado.

Além de investir em capacitação e desenvolvimento continuado, outras estratégias que as pessoas e as empresas podem adotar para lidar com a “inflação das competências” incluem:

– Manter-se atualizado sobre as tendências e mudanças no mercado de trabalho e no setor em que se atua, a fim de identificar as habilidades que podem estar perdendo valor e as habilidades que estão ganhando importância.
– Investir em competências comportamentais, como inteligência emocional, resolução de problemas e habilidades de liderança, que podem ajudar a se manter competitivo em qualquer ambiente de trabalho.
– Ter flexibilidade e adaptabilidade para aprender novas habilidades e se adaptar a mudanças no mercado de trabalho.

Enfim, o conceito “inflação das competências” é algo importante a se considerar quando se fala em desenvolvimento de carreira. Ao ficar atento às tendências do mercado de trabalho e investir em competências, você pode se preparar para as mudanças e manter as suas atuais e relevantes.

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura