Melhores para o Brasil 2022

Geração de valor compartilhado no segmento de mobilidade

Localiza faz diferença em um setor associado ao aquecimento global. Programa ESG da empresa foi estruturado em: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial

Compartilhar:

Ao abrir sua primeira agência, em 1973, em Belo Horizonte (MG), a única certeza dos fundadores da [Localiza](https://www.localiza.com/brasil/pt-br?codigo=promo15&gclid=Cj0KCQjw5-WRBhCKARIsAAId9FkbqmP9Hw8qgXXeHR03V63MptxCvEe1cmArEwjd-5nzzLeDlfUi8HMaAlAcEALw_wcB) era que a empresa cresceria com bases sólidas e valorizando o capital humano. Hoje, um dos valores fundamentais da sua cultura é “gente que inspira e transforma”, materializado pelas ações de desenvolvimento de carreira em programas na Universidade Localiza, voltados para mais de 11 mil colaboradores do Brasil e da América Latina.

> “E há iniciativas voltadas para os jovens talentos”, explica Rozalia Del Gaudio, diretora de comunicação e sustentabilidade.

“O programa ESG foi estruturado em três pilares: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial”, conta Del Gaudio. E, para garantir um modelo perene e alinhado ao negócio, as iniciativas são acompanhadas pelo comitê de governança e sustentabilidade, ligado ao conselho de administração.

Ciente de que a jornada para ser uma empresa sustentável é longa, a Localiza amplia ano a ano suas iniciativas. Os resultados não demoraram a aparecer. No terceiro trimestre de 2021 foram gerados mais de 800 mil kW/h de energia solar, 58% a mais do que no mesmo período de 2020. Foi o melhor índice registrado pelo projeto de geração e consumo de energia limpa nas filiais.

> “Mesmo com a forte expansão de geração nos rooftops das unidades, estamos buscando outras alternativas para intensificar o uso de energia limpa e racionalizar o consumo, como migração de unidades para o mercado livre de energia, marketplace de energia limpa e telemetria de consumo”, revela Del Gaudio.

Há avanços no uso racional da água, atingindo 61,4% de lavagem a seco dos veículos, 1,4 ponto percentual acima da meta estabelecida para 2021.

Para ampliar sua atuação social, a empresa lançou o [Instituto Localiza](https://instituto-localiza.azurewebsites.net/) em 2021, apoiando projetos que impactam 8 mil jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 14 estados brasileiros. Há dois anos, a Localiza lançou seu programa de DEI, com cinco grupos de afinidades: equidade de gênero, pessoas com deficiência, migrantes e pessoas em refúgio, raça e LGBTI+.

> “Nos últimos anos, ficou evidente a consciência de que equilibrar o desenvolvimento do negócio e o desenvolvimento da sociedade é o caminho para prosperar de forma duradoura e sustentável”, afirma Del Gaudio.

__[Leia mais: As Melhores para o Brasil em 2022](https://www.revistahsm.com.br/post/as-melhores-para-o-brasil-em-2022)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura