Melhores para o Brasil 2022

Geração de valor compartilhado no segmento de mobilidade

Localiza faz diferença em um setor associado ao aquecimento global. Programa ESG da empresa foi estruturado em: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial

Compartilhar:

Ao abrir sua primeira agência, em 1973, em Belo Horizonte (MG), a única certeza dos fundadores da [Localiza](https://www.localiza.com/brasil/pt-br?codigo=promo15&gclid=Cj0KCQjw5-WRBhCKARIsAAId9FkbqmP9Hw8qgXXeHR03V63MptxCvEe1cmArEwjd-5nzzLeDlfUi8HMaAlAcEALw_wcB) era que a empresa cresceria com bases sólidas e valorizando o capital humano. Hoje, um dos valores fundamentais da sua cultura é “gente que inspira e transforma”, materializado pelas ações de desenvolvimento de carreira em programas na Universidade Localiza, voltados para mais de 11 mil colaboradores do Brasil e da América Latina.

> “E há iniciativas voltadas para os jovens talentos”, explica Rozalia Del Gaudio, diretora de comunicação e sustentabilidade.

“O programa ESG foi estruturado em três pilares: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial”, conta Del Gaudio. E, para garantir um modelo perene e alinhado ao negócio, as iniciativas são acompanhadas pelo comitê de governança e sustentabilidade, ligado ao conselho de administração.

Ciente de que a jornada para ser uma empresa sustentável é longa, a Localiza amplia ano a ano suas iniciativas. Os resultados não demoraram a aparecer. No terceiro trimestre de 2021 foram gerados mais de 800 mil kW/h de energia solar, 58% a mais do que no mesmo período de 2020. Foi o melhor índice registrado pelo projeto de geração e consumo de energia limpa nas filiais.

> “Mesmo com a forte expansão de geração nos rooftops das unidades, estamos buscando outras alternativas para intensificar o uso de energia limpa e racionalizar o consumo, como migração de unidades para o mercado livre de energia, marketplace de energia limpa e telemetria de consumo”, revela Del Gaudio.

Há avanços no uso racional da água, atingindo 61,4% de lavagem a seco dos veículos, 1,4 ponto percentual acima da meta estabelecida para 2021.

Para ampliar sua atuação social, a empresa lançou o [Instituto Localiza](https://instituto-localiza.azurewebsites.net/) em 2021, apoiando projetos que impactam 8 mil jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 14 estados brasileiros. Há dois anos, a Localiza lançou seu programa de DEI, com cinco grupos de afinidades: equidade de gênero, pessoas com deficiência, migrantes e pessoas em refúgio, raça e LGBTI+.

> “Nos últimos anos, ficou evidente a consciência de que equilibrar o desenvolvimento do negócio e o desenvolvimento da sociedade é o caminho para prosperar de forma duradoura e sustentável”, afirma Del Gaudio.

__[Leia mais: As Melhores para o Brasil em 2022](https://www.revistahsm.com.br/post/as-melhores-para-o-brasil-em-2022)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura