Direto ao ponto

Reinvenção tripla

Para a PwC, as empresas precisam reinventar relatórios, estratégias e o próprio negócio para abraçar o ESG. algumas jÁ estão fazendo isso

Compartilhar:

Oitenta e três por cento dos consumidores acham que as empresas devem ser mais ativas em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês); 91% dos líderes empresariais creem que suas organizações devem ter responsabilidade ESG; 86% dos funcionários preferem trabalhar para empregadores que se importam com ESG.

Esses números saíram de uma pesquisa realizada pela consultoria PwC em abril deste ano, com cerca de 9 mil pessoas, entre consumidores, líderes e funcionários nos EUA, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Índia. Se há tanto interesse, por que ainda se faz tão pouco? Os entrevistados apontaram três barreiras principais: dificuldade de equilibrar investimentos em ESG e em crescimento (40%), falta de padrões de reporte para lidar com o assunto (37%), falta de atenção ou apoio da liderança sênior (33%).

Segundo artigo dos consultores da PwC Peter Gassmann, Casey Herman e Colm Kelly, as empresas precisam de algo mais drástico para vencer isso. Devem reinventar os relatórios, a estratégia e o negócio em si – e já há precedentes.
Relatórios. Uma telecom incluiu em seu report o impacto financeiro que o clima severo deve ter em suas operações de negócios em uma década, para introduzir os investimentos decididos. Uma empresa de bebidas está pesquisando até que ponto adolescentes que assistem a suas palestras sobre os efeitos do consumo excessivo de álcool passam a beber com moderação, para coletar dados que mostrem sua iniciativa responsável.

Estratégia. Uma empresa química global reviu seu portfólio de produtos (e respectivos processos) com a lente de danos ao meio ambiente – e incluiu vários critérios ESG nessa revisão. O fato de ela fabricar embalagens biodegradáveis era irrelevante perto dos danos. Ela mudou seu P&D.

negócio. Uma empresa industrial que firmou compromisso zero carbono em 2050 começou a trabalhar com a pegada de carbono de sua
supply chain. Uma de suas unidades de negócios recentemente colocou todos os fornecedores em um sistema ERP baseado em nuvem – ajudando-os a rastrear, reportar e reduzir seu impacto de carbono. Importante: os executivos ganharam bônus atrelados a ESG para se mexerem.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura