Estratégia e Execução

Governos Competitivos

Compartilhar:

A cidade de Barcelona, na Espanha, é um exemplo de gestão pública eficaz. Com uma estratégia implementada em quatro etapas (1984-1987, 1987-1991, 1992, 1994), focada no turismo, e continuada, o governo local diferenciou a cidade aos olhos do mundo. Sua prefeitura seguiu as melhores práticas, levando em conta os três eixos fundamentais da gestão –econômico, sociocultural e ambiental– e os clientes internos e externos. Os resultados econômicos foram expressivos: o número de turistas recebidos por ano subiu de 1,7 milhão em 1990 para 7,1 milhões em 2010, e Barcelona é marca forte global, atrás só de Paris e Londres na preferência dos viajantes na Europa. Além disso, 70% dos players locais reconhecem a boa estratégia. Barcelona é um governo competitivo. Mesmo assim, estudos identificam uma distorção no modelo adotado e exigem mudanças. Um deles, de Josep-Francesc Valls e outros autores, feito na University of Amsterdam, afirma que o preço pago pela cidade por isso foi alto demais e é insustentável. 

Para Valls, Barcelona recebe um turismo de massa que não agrega valor, sua atividade econômica se concentra em certos bairros em detrimento de outros, falta transporte intermodal eficiente e os moradores precisam competir com os turistas por espaço. O estudo sugere um reposicionamento voltado para a economia criativa e os turistas de renda superior. O caso de Barcelona mostra quanto a gestão pública pode ser ingrata. O trabalho nunca termina, os stakeholders dificilmente concordam. E, se as pressões a gerenciar são altas em uma cidade, aumentam bastante em um país –à exceção, talvez, de regimes não democráticos, como a China. Este Dossiê foca as boas práticas de gestão pública em democracias, buscando responder a uma pergunta: o que torna os governos competitivos? Casos mundiais de inovação são retratados nos campos-chave da saúde, da educação, da segurança e da mobilidade.

* [Uma gestão inovadora e pública](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-gestao-inovadora-e-publica)
* [Saúde para todos com ajuda da tecnologia](https://www.revistahsm.com.br/post/saude-para-todos-com-a-ajuda-da-tecnologia)
* [Educação precisa de engajamento](https://www.revistahsm.com.br/post/educacao-precisa-de-engajamento)
* [Segurança melhora com governança local](https://www.revistahsm.com.br/post/seguranca-melhora-com-governanca-local)
* [Mobilidade é  mudar comportamentos](https://www.revistahsm.com.br/post/mobilidade-e-mudar-comportamentos)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura