Uncategorized
0 min de leitura

Sucesso vem de sucesso

Compartilhar:

É muito bom ter um pessimista no time, para que ele aponte problemas, mas um pessimista não ajudará sua empresa a encontrar soluções para se recuperar da crise. 

Quem disse isso foi o filósofo Leandro Karnal, na HSM Expo 2016, e eu aproveito o gancho para dizer: pare de reclamar, pare de ser pessimista, pare de desistir e ter dificuldade para levantar da cama toda manhã. 

Ninguém pode ser bobo alegre, lógico, mas é preciso tranquilidade para tomar iniciativas objetivas e conseguir ir contra a corrente. Esta revista traz cinco delas. Três têm a ver com maneiras de reagir melhor à crise, e duas, com uma mudança fundamental na competição em um futuro próximo para o qual precisamos começar a migrar. 

Sugiro que invista o tempo que dedicaria às queixas na leitura dos seguintes textos: 

**Contra a crise 1 – Como fazer uma reorganização de maneira suave e humana.** Um plano de comunicação composto de três elementos pode fazer com que medidas duras como são as demissões não derrubem o moral da tropa. 

**Contra a crise 2 – É preciso priorizar a gestão dos relacionamentos.** Uma das quatro habilidades que compõem a inteligência emocional (e é bom conhecer as outras três também), essa capacidade de gestão se torna ultraimportante em contextos estressantes – os relacionamentos, sob tensão, costumam ser as primeiras vítimas.

**Contra a crise 3 – O orçamento base zero volta à ordem do dia, mas com novidades.** Febre a partir dos anos 1970, ele caiu em desuso, mas está sendo recuperado. Porém, em vez de ser um pacote de decisões, agora deve ser tratado como um processo replicável. 

**P****elo futuro 1 – O machine learning está mudando a forma de competir.** Modelos com informações sobre as preferências de cada consumidor já começam a gerar uma concorrência baseada em ofertas individualizadas – e isso só vai se radicalizar. É a nossa capa. 

**Pelo futuro 2 – A organização em rede também está mudando a forma de competir.** Sua empresa pode ter grandes benefícios ao trocar as transações que faz com seu fornecedor, por exemplo, por um relacionamento. Vale a pena entender como isso funciona. 

Nada disso é fácil, eu sei, mas tudo é importante. Encerro a última edição deste ano de 2016 parafraseando Guimarães Rosa, segundo o qual “amor vem de amor”. Também sucesso (o crescimento lucrativo) vem de sucesso (das mudanças que precisam ser feitas). Ótimas festas!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança