Uncategorized

Sucesso vem de sucesso

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

É muito bom ter um pessimista no time, para que ele aponte problemas, mas um pessimista não ajudará sua empresa a encontrar soluções para se recuperar da crise. 

Quem disse isso foi o filósofo Leandro Karnal, na HSM Expo 2016, e eu aproveito o gancho para dizer: pare de reclamar, pare de ser pessimista, pare de desistir e ter dificuldade para levantar da cama toda manhã. 

Ninguém pode ser bobo alegre, lógico, mas é preciso tranquilidade para tomar iniciativas objetivas e conseguir ir contra a corrente. Esta revista traz cinco delas. Três têm a ver com maneiras de reagir melhor à crise, e duas, com uma mudança fundamental na competição em um futuro próximo para o qual precisamos começar a migrar. 

Sugiro que invista o tempo que dedicaria às queixas na leitura dos seguintes textos: 

**Contra a crise 1 – Como fazer uma reorganização de maneira suave e humana.** Um plano de comunicação composto de três elementos pode fazer com que medidas duras como são as demissões não derrubem o moral da tropa. 

**Contra a crise 2 – É preciso priorizar a gestão dos relacionamentos.** Uma das quatro habilidades que compõem a inteligência emocional (e é bom conhecer as outras três também), essa capacidade de gestão se torna ultraimportante em contextos estressantes – os relacionamentos, sob tensão, costumam ser as primeiras vítimas.

**Contra a crise 3 – O orçamento base zero volta à ordem do dia, mas com novidades.** Febre a partir dos anos 1970, ele caiu em desuso, mas está sendo recuperado. Porém, em vez de ser um pacote de decisões, agora deve ser tratado como um processo replicável. 

**P****elo futuro 1 – O machine learning está mudando a forma de competir.** Modelos com informações sobre as preferências de cada consumidor já começam a gerar uma concorrência baseada em ofertas individualizadas – e isso só vai se radicalizar. É a nossa capa. 

**Pelo futuro 2 – A organização em rede também está mudando a forma de competir.** Sua empresa pode ter grandes benefícios ao trocar as transações que faz com seu fornecedor, por exemplo, por um relacionamento. Vale a pena entender como isso funciona. 

Nada disso é fácil, eu sei, mas tudo é importante. Encerro a última edição deste ano de 2016 parafraseando Guimarães Rosa, segundo o qual “amor vem de amor”. Também sucesso (o crescimento lucrativo) vem de sucesso (das mudanças que precisam ser feitas). Ótimas festas!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura
ESG
Em um mundo de conhecimento volátil, os extreme learners surgem como protagonistas: autodidatas que transformam aprendizado contínuo em vantagem competitiva, combinando autonomia, mentalidade de crescimento e adaptação ágil às mudanças do mercado

Cris Sabbag

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura