Uncategorized
0 min de leitura

#ConversasCorajosas: Feedback Ascendente com Marcelo Ribeiro

Também conhecido como “upward feedback”, o tema é abordado em novo episódio da websérie #ConversasCorajosas.

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/84062860-9366-4dab-b551-6fc420cd40b3.png)

Se receber feedback já é uma situação que gera ansiedade em boa parte dos profissionais, dar feedback pro chefe então, nem se fala. É verdade que, dependendo da relação entre líder e liderado, essa conversa pode ser mais ou menos difícil. Então, será que tem como se preparar para esse momento, de maneira que o resultado seja positivo para todos os envolvidos?

Para tratar desse tema, a editora-executiva da revista HSM Management, Gabi Teco, convidou o sócio da consultoria Corall, Marcelo Ribeiro, para um papo franco sobre a melhor forma de conduzir essa conversa corajosa.

Na opinião de Ribeiro, um dos principais pontos que deve ser observado é a qualidade do vínculo entre líder e liderado. Quanto maior o vínculo, mais empática e sincera tende a ser essa conversa. Outro aspecto bastante citado pelo especialista é a autorresponsabilização de quem conduzirá o feedback. “Se algo nos incomoda e queremos que a pessoa saiba, é preciso olhar primeiro pra dentro e entender quais emoções estão envolvidas naquele pedido. Por que será que eu me importo tanto com isso? Estando consciente e preparado, é mais provável que o papo flua tranquilamente”, explica Ribeiro.

Quer saber mais? Confira abaixo o que você vai encontrar neste novo episódio de #ConversasCorajosas e use o QR Code no fim da página para ir direto para o vídeo.

• Como estabelecer vínculos de qualidade que facilitam o upward feedback?

• Qual é a responsabilidade do colaborador?

• Como se preparar para que o resultado da conversa seja positivo?

• O que a diversidade (geracional, de gênero, entre outras) tem a ver com este tema?

• Por que é comum as pessoas ficarem nervosas e angustiadas com esse papo?

• Quais são as dicas para as empresas que desejam estimular este tipo de conversas?  

Quer saber mais? Confira o segundo episódio da websérie #ConversasCorajosas.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/0794df84-3b8e-439c-a556-63411da034f9.png)

O conteúdo a seguir foi produzido para a edição 136-eXtra e é **exclusivo para assinantes.**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança