Uncategorized

#ConversasCorajosas: Feedback Ascendente com Marcelo Ribeiro

Também conhecido como “upward feedback”, o tema é abordado em novo episódio da websérie #ConversasCorajosas.
Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/84062860-9366-4dab-b551-6fc420cd40b3.png)

Se receber feedback já é uma situação que gera ansiedade em boa parte dos profissionais, dar feedback pro chefe então, nem se fala. É verdade que, dependendo da relação entre líder e liderado, essa conversa pode ser mais ou menos difícil. Então, será que tem como se preparar para esse momento, de maneira que o resultado seja positivo para todos os envolvidos?

Para tratar desse tema, a editora-executiva da revista HSM Management, Gabi Teco, convidou o sócio da consultoria Corall, Marcelo Ribeiro, para um papo franco sobre a melhor forma de conduzir essa conversa corajosa.

Na opinião de Ribeiro, um dos principais pontos que deve ser observado é a qualidade do vínculo entre líder e liderado. Quanto maior o vínculo, mais empática e sincera tende a ser essa conversa. Outro aspecto bastante citado pelo especialista é a autorresponsabilização de quem conduzirá o feedback. “Se algo nos incomoda e queremos que a pessoa saiba, é preciso olhar primeiro pra dentro e entender quais emoções estão envolvidas naquele pedido. Por que será que eu me importo tanto com isso? Estando consciente e preparado, é mais provável que o papo flua tranquilamente”, explica Ribeiro.

Quer saber mais? Confira abaixo o que você vai encontrar neste novo episódio de #ConversasCorajosas e use o QR Code no fim da página para ir direto para o vídeo.

• Como estabelecer vínculos de qualidade que facilitam o upward feedback?

• Qual é a responsabilidade do colaborador?

• Como se preparar para que o resultado da conversa seja positivo?

• O que a diversidade (geracional, de gênero, entre outras) tem a ver com este tema?

• Por que é comum as pessoas ficarem nervosas e angustiadas com esse papo?

• Quais são as dicas para as empresas que desejam estimular este tipo de conversas?  

Quer saber mais? Confira o segundo episódio da websérie #ConversasCorajosas.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/0794df84-3b8e-439c-a556-63411da034f9.png)

O conteúdo a seguir foi produzido para a edição 136-eXtra e é **exclusivo para assinantes.**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura