Uncategorized

A cabeça de ficção científica de Elon Musk

Compartilhar:

Elon Musk, o bilionário fundador e presidente da Tesla Motors e da SpaceX, se parece cada vez mais com um personagem de cinema no mundo dos negócios. Suas afirmações bombásticas divertem e movimentam a, muitas vezes tediosa, cena executiva. Em 2016, ele tinha levantado a possibilidade de que vivemos todos em uma espécie de simulação 3D durante uma conferência de tecnologia em 2016, como na sequência de filmes Matrix. 

Pelo jeito, falava sério, porque recentemente ele voltou ao tema em um podcast com Lex Fridman, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A conversa teve como ponto de partida os carros de direção autônoma, mas enveredou para outros temas correlatos, em especial o da inteligência artificial. 

Diante da possibilidade, imaginada pelos dois, de que seja criado um sistema geral de inteligência artificial com capacidades humanas (que teria a sigla AGI, de artificial general intelligence, como eles supõem), Fridman perguntou: “Se você pudesse fazer uma única pergunta a essa forma de inteligência, que pergunta seria?”.

Musk fez uma pausa que durou 14 segundos e, ao final, respondeu: “O que existe fora da simulação?”.

Para além dos estranhamentos e do debate que pode gerar, a afirmação do CEO (ainda que em forma de pergunta) é representativa de seu pensamento, que muitas vezes parece sair direto das narrativas de ficção científica. (Aliás, é coerente esse pensamento com sua ação, não?)

Para Musk, o que todos nós entendemos como realidade talvez não passe de uma simulação, uma matrix. O empresário baseia sua crença nos avanços dos videogames, que já oferecem cenários bastante realistas de mundos fictícios, e que abrem caminho, sim, para que pensemos em simulações capazes de produzir algo como o ambiente que vivemos.

“Estamos em uma trajetória para, no futuro, ter games que sejam indistinguíveis da realidade, que estarão presentes em bilhões de computadores e outros dispositivos”, afirma Musk. Além disso, o empresário acredita que o surgimento de uma inteligência artificial com capacidade humana vai acontecer antes do que se imagina. Segundo ele, precisamos descobrir, agora, o que faremos, como se essa possibilidade já tivesse acontecido. Ele advoga uma legislação específica para regular os sistema de IA. 

As opiniões de Musk costumam ser – para dizer o mínimo – polêmicas. Mas ele nunca fugiu dos temas espinhosos nem de fazer provocações quando tem oportunidade, inclusive nas redes sociais, onde está presente frequentemente. Não faz muito tempo, por exemplo, provocou os brasileiros. Ele comentou no Twitter o uso de sua imagem (por engano?) em três outdoors do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS). Escreveu: “My job moonlighting as a police officer in Brazil is no longer secret (Meu trabalho clandestino como policial no Brasil não é mais segredo)”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Big Brother, olhar

BBB 25: O início dos jogos e da maratona publicitária!  

Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o “ouro televisivo” ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

5 erros comuns ao iniciar inovação em sua empresa – e como superá-los 

A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.  

Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica

Juliana Ramalho

6 min de leitura
ESG
Promover a saúde mental no ambiente de trabalho é mais do que um gesto de empatia; é uma estratégia essencial para elevar a produtividade, reduzir custos e fomentar o bem-estar dos profissionais, dentro e fora da empresa.
3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como a obliquidade e o efeito cobra podem transformar estratégias organizacionais trazendo clareza e objetividade para questões complexas que enfrentamos no dia-dia.

Manoel Pimentel

4 min de leitura
ESG
As mudanças climáticas colocaram o planeta no centro das decisões estratégicas. Liderar nessa nova era exige visão, inovação e coragem para transformar desafios ambientais em oportunidades de crescimento e vantagem competitiva.

Marcelo Murilo

9 min de leitura