Uncategorized

A essência do aprendizado

Refletir sobre questões humanas que norteiam o aprendizado é fundamental para criarmos o futuro no qual queremos viver
Graziela Moreno é diretora de marketing e comercial da HSM.

Compartilhar:

Quando falamos em lifelong learning, costumamos manter o foco em metodologias de inovação e processos tecnológicos. Sem dúvidas, são ferramentas extremamente importantes para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais veloz e conectado. 

Mas, desse ponto em diante, gostaria de fazer algumas provocações, ampliando nosso olhar para as questões humanas que norteiam uma educação de essência, alicerçada por competências duráveis (aquelas que não ficam obsoletas com o passar do tempo). 

Nesse sentido, acredito que existam três pontos de reflexão que podem elevar as lideranças de organizações a outros patamares. Esses patamares são:

**1. Software Interno:** O processo de aprendizado começa por uma análise criteriosa dos nossos mecanismos de tomada de decisão. É preciso fazer perguntas como: quais são as crenças que estão na base das nossas ações diárias? Nossas decisões são pautadas por crenças limitantes, como medo ou escassez? Ou trabalhamos com base em confiança, abundância e colaboração? O quanto confiamos que o ser humano é capaz de criar e viabilizar o impossível?

**2. Emoções:** Nesse caso, as perguntas-chave devem ser: qual é o nosso nível de consciência sobre nossas emoções? Estamos investindo em um modelo educacional (de crianças e adultos) que promove o autoconhecimento e nos capacita a lidar com questões complexas no dia a dia? Ou simplesmente ignoramos esses aspectos mais sutis, tentando não sentir e varrendo nossas emoções para debaixo do tapete”?

**3. Estado de presença:** O quanto estamos verdadeiramente presentes e conectados com os desafios e as oportunidades reais do dia a dia? Buscamos trabalhar o estado de presença que nos permite ter uma “visão de helicóptero”? Honramos o aqui e o agora, sendo protagonistas de nossas trajetórias? Quanta energia investimos em planos que não levam a lugar nenhum?

Reflexões como essas são essenciais para desenvolver as qualidades que nos tornam mais conscientes e conectados à nossa essência. Trabalhadas diariamente, podem ser o primeiro passo para surfar as próximas ondas de mudança – e criar um futuro no qual queremos viver.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura