Uncategorized

A essência do aprendizado

Refletir sobre questões humanas que norteiam o aprendizado é fundamental para criarmos o futuro no qual queremos viver
Graziela Moreno é diretora de marketing e comercial da HSM.

Compartilhar:

Quando falamos em lifelong learning, costumamos manter o foco em metodologias de inovação e processos tecnológicos. Sem dúvidas, são ferramentas extremamente importantes para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais veloz e conectado. 

Mas, desse ponto em diante, gostaria de fazer algumas provocações, ampliando nosso olhar para as questões humanas que norteiam uma educação de essência, alicerçada por competências duráveis (aquelas que não ficam obsoletas com o passar do tempo). 

Nesse sentido, acredito que existam três pontos de reflexão que podem elevar as lideranças de organizações a outros patamares. Esses patamares são:

**1. Software Interno:** O processo de aprendizado começa por uma análise criteriosa dos nossos mecanismos de tomada de decisão. É preciso fazer perguntas como: quais são as crenças que estão na base das nossas ações diárias? Nossas decisões são pautadas por crenças limitantes, como medo ou escassez? Ou trabalhamos com base em confiança, abundância e colaboração? O quanto confiamos que o ser humano é capaz de criar e viabilizar o impossível?

**2. Emoções:** Nesse caso, as perguntas-chave devem ser: qual é o nosso nível de consciência sobre nossas emoções? Estamos investindo em um modelo educacional (de crianças e adultos) que promove o autoconhecimento e nos capacita a lidar com questões complexas no dia a dia? Ou simplesmente ignoramos esses aspectos mais sutis, tentando não sentir e varrendo nossas emoções para debaixo do tapete”?

**3. Estado de presença:** O quanto estamos verdadeiramente presentes e conectados com os desafios e as oportunidades reais do dia a dia? Buscamos trabalhar o estado de presença que nos permite ter uma “visão de helicóptero”? Honramos o aqui e o agora, sendo protagonistas de nossas trajetórias? Quanta energia investimos em planos que não levam a lugar nenhum?

Reflexões como essas são essenciais para desenvolver as qualidades que nos tornam mais conscientes e conectados à nossa essência. Trabalhadas diariamente, podem ser o primeiro passo para surfar as próximas ondas de mudança – e criar um futuro no qual queremos viver.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura