Transformação Digital, ESG, Gestão de pessoas

A importância da análise de dados na experiência do cliente

A personalização é a chave para conquistar clientes e impulsionar negócios e a fidelização depende de uma interação fluida e personalizada, desde o primeiro contato até o pós-venda.
CEO e fundador da U-ALL Solutions

Compartilhar:

Todos os dias empresas de todo o mundo pensam em formas de impulsionar seu negócio e conquistar clientes, seja expandindo sua marca, ou ampliando seu faturamento. No entanto, para que isso aconteça é necessário conhecer e trazer experiências personalizadas e autenticas aos clientes, o que só é possível por meio do conhecimento da jornada deste consumidor.

Resultados da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, apontam que 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% fazem essa escolha mesmo que precisem fazer investimentos maiores.

Atualmente, muito se fala sobre a importância dos dados e, de fato, eles são a ferramenta necessária para que as companhias conheçam seu público. Um empresário que sabe qual o perfil do seu cliente tem todos os artifícios necessários para proporcionar uma jornada de compra que o fidelize.

Analisar dados ajuda a entender o comportamento do cliente, identificar o que ele gosta e o que prefere. Com isso, é possível conhecer quem de fato frequenta o seu estabelecimento, chamá-lo pelo nome, saber quantas vezes ele vai até você, quais itens mais procura, entre outros indicadores relevantes para ações e campanhas efetivas.

Uma experiência positiva do cliente vai muito além de apenas atender às suas necessidades básicas. Envolve criar uma jornada fluida, desde o primeiro contato até o pós-venda. Cada ponto de contato, seja ele físico ou digital, é uma oportunidade de causar um impacto duradouro. Os desafios são maiores no físico, mas por meio de soluções tecnológicas, como Data Driven, é possível melhorar e muito a relação de consumidor versus cliente no varejo físico.

É mais do que um simples serviço prestado, a experiência do cliente é a sensação, a memória e o relacionamento que ele constrói ao interagir com uma marca. A importância dessa jornada reside na capacidade de influenciar diretamente a fidelidade do consumidor, sua satisfação e até mesmo sua propensão a recomendar a marca para outros.

É preciso entender a análise de dados como uma das chaves para personalizar o atendimento ao consumidor, tornando a experiência de compra mais prazerosa. Conhecendo seu cliente, fica mais fácil oferecer o que ele mais quer e facilitar a vivência dele no ambiente físico, como já acontece no mundo digital.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura