Transformação Digital, ESG, Gestão de pessoas

A importância da análise de dados na experiência do cliente

A personalização é a chave para conquistar clientes e impulsionar negócios e a fidelização depende de uma interação fluida e personalizada, desde o primeiro contato até o pós-venda.
CEO e fundador da U-ALL Solutions

Compartilhar:

Todos os dias empresas de todo o mundo pensam em formas de impulsionar seu negócio e conquistar clientes, seja expandindo sua marca, ou ampliando seu faturamento. No entanto, para que isso aconteça é necessário conhecer e trazer experiências personalizadas e autenticas aos clientes, o que só é possível por meio do conhecimento da jornada deste consumidor.

Resultados da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, apontam que 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% fazem essa escolha mesmo que precisem fazer investimentos maiores.

Atualmente, muito se fala sobre a importância dos dados e, de fato, eles são a ferramenta necessária para que as companhias conheçam seu público. Um empresário que sabe qual o perfil do seu cliente tem todos os artifícios necessários para proporcionar uma jornada de compra que o fidelize.

Analisar dados ajuda a entender o comportamento do cliente, identificar o que ele gosta e o que prefere. Com isso, é possível conhecer quem de fato frequenta o seu estabelecimento, chamá-lo pelo nome, saber quantas vezes ele vai até você, quais itens mais procura, entre outros indicadores relevantes para ações e campanhas efetivas.

Uma experiência positiva do cliente vai muito além de apenas atender às suas necessidades básicas. Envolve criar uma jornada fluida, desde o primeiro contato até o pós-venda. Cada ponto de contato, seja ele físico ou digital, é uma oportunidade de causar um impacto duradouro. Os desafios são maiores no físico, mas por meio de soluções tecnológicas, como Data Driven, é possível melhorar e muito a relação de consumidor versus cliente no varejo físico.

É mais do que um simples serviço prestado, a experiência do cliente é a sensação, a memória e o relacionamento que ele constrói ao interagir com uma marca. A importância dessa jornada reside na capacidade de influenciar diretamente a fidelidade do consumidor, sua satisfação e até mesmo sua propensão a recomendar a marca para outros.

É preciso entender a análise de dados como uma das chaves para personalizar o atendimento ao consumidor, tornando a experiência de compra mais prazerosa. Conhecendo seu cliente, fica mais fácil oferecer o que ele mais quer e facilitar a vivência dele no ambiente físico, como já acontece no mundo digital.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro