Uncategorized

As duas formas de pensamento

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Em 2010, entrevistamos Rosabeth Moss Kanter, a célebre especialista de gestão e liderança da Harvard Business School, e lhe perguntamos se os gestores costumam pensar. Sabe qual foi a resposta dela? “Em geral, não. Em vez de fazer pausas para pensar, os líderes das organizações costumam cair na armadilha de automaticamente tentar repetir seu último êxito.” 

Um ano depois, em 2011, um estudo da HBS comprovou o que ela disse: os CEOs gastam 60% de seu tempo em reuniões, 25% ao telefone ou em eventos públicos e 15% no resto, incluindo viagens, e-mails, leituras e reflexões (o que deve deixar no máximo 5% do tempo total para o pensamento reflexivo). 

Em 2017, os CEOs continuam a não pensar – com honrosas exceções, como Warren Buffett. Na verdade, eles pensam, como esclarece o Boston Consulting Group nesta edição, mas é o pensamento do tipo crítico, que quer resolver um problema específico e alcançar um resultado com isso. O que anda fazendo falta é o pensamento reflexivo, voltado para dentro, em que o indivíduo repassa suas premissas, crenças e conhecimento sobre determinado assunto para definir um problema, identificar padrões e buscar sentido na complexidade. Como propõe o BCG em nossa matéria de capa, “os CEOs devem utilizar o pensamento crítico para resolver os desafios imediatos e o pensamento reflexivo para ter clareza sobre o cenário e vislumbrar novas oportunidades”. 

Esta revista convida você, CEO do presente ou do futuro, a pensar reflexivamente. E não ficamos só no convite; compartilhamos orientações sobre como arrumar tempo para fazer isso, como transformá-lo em uma rotina. 

Muitos conteúdos da presente revista podem ser gatilhos para a reflexão. Eu me refiro aos lembretes (ao Brasil) do que os governos da China e da Grã-Bretanha estão fazendo para ganhar competitividade, respectivamente com a Rota da Seda e o departamento de nudging (o Rio tem um programa!). Falo dos textos sobre a mentalidade elástica e sobre o aspecto “entender emoções” da inteligência emocional. Tenho em mente o estudo-alerta “Seu filho será mais pobre do que você” e a ótima entrevista com a líder mundial de sustentabilidade do Walmart. 

O professor de filosofia Mario Sergio Cortella nos disse em uma entrevista que pensar “faz muita falta, porque compreender é o passo inicial para qualquer ação”. E, na ocasião, citou o educador Paulo Freire: “A prática de pensar a prática é a maneira de pensar certo”. Isso é reflexão.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A IA está no meio de nós

A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Paradoxos da liderança

Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Intergeracionalidade: Transformando Diversidade Geracional em Vantagem Competitiva

No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura