Uncategorized

As estratégias de Diversidade no Brasil e os impactos gerados pela pandemia

Você já parou para pensar em como estará o mundo daqui alguns meses ou anos? E a sua empresa? Em um mundo que é cada vez mais VUCA ou VICA em português - volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambíguo (ambiguity), certezas passam a ser contestadas. O futuro é, a cada dia, mais incerto. Conheça o panorama das estratégias de Diversidade em tempos de Covid-19.
Fundadora e CEO da Blend Edu, startup que já tem em seu portfólio empresas como 3M, TIM, Reserva, Movile, Grupo Fleury, TechnipFMC, Prumo Logística, brMalls etc. Thalita também está presente na lista da Forbes Under 30 de 2019, como uma dos 6 jovens destaques na categoria Terceiro Setor e Empreendedorismo Social.

Compartilhar:

A pandemia nos trouxe uma dimensão que já sabíamos: temos poucas certezas. E uma dessas poucas certezas é que o digital é uma realidade sem volta. O mundo corporativo ganhou mais agilidade nos últimos três meses do que nos últimos anos. 

Esse movimento está transformando as empresas, impactando todas as áreas e é nesse cenário que vemos o surgimento e o fortalecimento dos programas de diversidade organizacional.

O benchmarking para entender a importância da diversidade nas empresas (inclusive em tempos de pandemia)
——————————————————————————————————–

Para estimular que mais organizações construam espaços e culturas mais empáticas, diversas e inclusivas, nós, da [Blend Edu](http://www.blend-edu.com) – startup que desenvolve experiências educacionais para promover a empatia, diversidade e inclusão nas organizações – realizamos um estudo de benchmarking chamado “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil e os Impactos da Covid-19”. 

Ao longo desse texto, vamos trazer um resumo e destacar alguns insights gerados pela pesquisa, mas ela também pode ser baixada na íntegra [aqui](https://conteudo.blend-edu.com/relatorio-benchmarking-diversidade-2020).

Cerca de 45 grandes empresas brasileiras participaram (organizações como Natura, Tim, Carrefour,  Ambev, P&G, Prudential, L’Oreal, Ipiranga, Movile, Vale, etc.), compartilhando suas práticas voluntariamente, como uma forma de apostar inteligência coletiva, mostrando que possuem um mindset em linha com o tempo que vivemos hoje, cada vez mais aberto, transparente e colaborativo.

No estudo, conseguimos obter um bom panorama de como as estratégias de diversidade estão estruturadas. Descobrimos que mais de 64% possuem uma área específica e dedicada para a gestão de diversidade ou orçamento dedicado à essa área. Normalmente, este tema é parte do escopo das áreas de RH, mas também é liderado pelas áreas de sustentabilidade ou marketing, por exemplo.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/95024b00-c7e1-4b8b-8563-94c1678ab28a.png)

De acordo com o estudo, as 4 dimensões mais trabalhadas dentro dos programas de diversidade são “Gênero” (93%), “Pessoas com Deficiência” (85%), “Raça/etnia” (80%) e “LGBTI” (68%) e é unânime entre as empresas a percepção de que ações educacionais são fundamentais para o engajamento e comprometimento das pessoas com a estratégia de diversidade. 

Mais de 60% das empresas possuem seus objetivos do programa de diversidade associados à criação de cultura inclusiva e gestão de talentos, seguidos pelo impacto no resultado do negócio. 

Por outro lado, apesar de em 71% das empresas a área responsável pelo tema de diversidade possuir objetivos e metas específicos, em apenas 4% tais aspectos influenciam a avaliação de performance e remuneração dos colaboradores.

Além disso, apesar de 100% das empresas respondentes concordarem que “ações educacionais são fundamentais para o engajamento e comprometimento dos colaboradores e líderes na estratégia de diversidade”, 75% de fato possuem ações de treinamento e desenvolvimento estruturada para colaboradores. 

Apesar de 93% das empresas considerarem importante acompanhar tendências e aplicá-las no programa de diversidade, apenas 31% consideram seu programa com um grau de inovação alto ou muito alto, mostrando que ainda existe um potencial para reinventar a gestão da diversidade.  

O que percebemos, então, é que ainda há um enorme espaço para melhorias. Construir uma [cultura inclusiva](https://www.blend-edu.com/por-que-precisamos-ampliar-a-definicao-de-diversidade-se-quisermos-uma-cultura-inclusiva/) tem se mostrado não só um imperativo ético e moral, como uma necessidade para a sustentabilidade do negócio no longo prazo. 

Quer conferir a lista completa com as ações mais recorrentes implementadas como parte de um programa de diversidade? Baixe o relatório completo do benchmarking, clicando [aqui](https://conteudo.blend-edu.com/relatorio-benchmarking-diversidade-2020).

A liderança como peça-chave
—————————

58% das empresas afirmam que a alta liderança compreende a relevância das ações de diversidade. Por outro lado, apenas 47% concordam que esta [liderança de fato apoia as ações do programa](https://www.blend-edu.com/lideranca-inclusiva/). 

Para tornar o cenário ainda mais crítico, apenas 29% das organizações percebem que a maioria dos seus colaboradores estão comprometidos e participam ativamente das ações do programa de diversidade. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/6913a413-b9ad-4abe-a6fd-868f618fb825.png)![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/4c1ff37f-2725-4ffc-946c-1214886b341b.png)

É visível o desafio de sensibilização e criação de consciência coletiva. Apesar de já termos 68% empresas que monitoram indicadores, poucas (25%) afirmaram publicar esses relatório interna ou externamente. Desta forma, fica difícil que mais pessoas se sintam responsáveis pelo programa, uma vez que não possuem visibilidade dos avanços e GAPs.

O poder da colaboração e da inovação
————————————

Mais organizações estão compreendendo o poder da colaboração. A participação em redes empresariais e grupos de networking de diversidade, compartilhando boas práticas e potencializando a inteligência coletiva, é um grande aliado das organizações. 

Além desta ser a 3ª ação com maior taxa de implementação nas empresas – ficando apenas atrás de campanhas de comunicação e eventos internos -, existe uma unanimidade em relação à sua importância (100% das empresas), e 56% possuem grupos de afinidade (que podem, muitas vezes, atender esse objetivo internamente).

Ao mesmo tempo, inovar se torna algo cada vez mais essencial. Um percentual de 93% das empresas considerarem importante acompanhar tendências e aplicá-las no programa de diversidade, apenas 31% consideram seu programa com um grau de inovação alto ou muito alto, mostrando que ainda existe um potencial para reinventar a gestão da diversidade. 

Talvez por isso, diante da pandemia, a principal preocupação dos líderes de diversidade (respondentes da pesquisa) está relacionada a repensar e inovar sua estratégia de diversidade.

Impactos da Covid-19 nos programas de diversidade:
————————————————–

Não é surpresa ver que 100% das empresas afirmaram terem sido impactadas pela pandemia. Grande parte das organizações (45%) afirmam terem continuado seus esforços de diversidade, realizando pequenos ajustes. Apesar de ser uma minoria, torna-se preocupante o fato de 15% das organizações respondentes terem pausado suas atividades de diversidade.

Ao serem questionados sobre “qual sua maior preocupação diante da pandemia?”, os líderes de diversidade afirmaram que precisam repensar e inovar sua estratégia de diversidade, seguida pela reflexão de como manter os esforços de sensibilização e treinamento vivos, mesmo neste cenário de trabalho remoto. Não é à toa que muitas organizações estão buscando alternativas digitais para suas ações educacionais, assim como as oferecidas pela Blend Edu.

Já a terceira maior preocupação está relacionada a manter o engajamento e as atividades dos grupos de afinidade/ diversidade e a quarta apoiar os colaboradores de grupos de risco em situação de maior vulnerabilidade.

Por fim, vimos que as principais insights e transformações potencializadas pela Covid-19 foram:

1. O digital é uma realidade sem volta

2. Curadoria emerge como uma habilidade chave

3. O digital como alternativa à redução de orçamento

4. O papel chave da liderança, que deve “walk the talk”  especialmente em cenários de incerteza

Um volume expressivo de organizações concordou que a pandemia impulsionou os esforços de transformação digital (93%), ampliando a abertura à ações digitais (88%), inclusive em relação à estratégia de educação digital (73%). 

Quer ver mais detalhes sobre as respostas das empresas e das descobertas realizadas pelo benchmarking? Baixe o relatório completo clicando [aqui](https://conteudo.blend-edu.com/relatorio-benchmarking-diversidade-2020).

Mas… como avançar?
——————

Primeiramente, temos que ter muito cuidado com o diversity washing. Apesar de apenas 5% das organizações afirmarem que o objetivo do seu programa é “potencializar reputação da marca”, vemos que o tipo de ação mais implementada são as “campanhas de comunicação, que podem acabar sendo percebidas como diversity washing (quando a empresa se posiciona como sendo muito diversa, sem sustentar essa imagem com ações, políticas e práticas internas sólidas).

Paralelamente, os programas de treinamento se mostram como um tipo de ação extremamente relevante. Todas as empresas respondentes considerarem ações educacionais fundamentais para o engajamento e comprometimento das pessoas com a estratégia de diversidade e 60% já afirmaram ter treinamentos estruturados, tornando esta a 5ª ação mais implementada entre as organizações pesquisadas.

[Dados do Instituto Ethos](https://issuu.com/institutoethos/docs/perfil_social_tacial_genero_500empr) também reforçam essa crença: entre as 500 maiores empresas do Brasil, 7 a cada 10 já possuem treinamentos sobre diversidade.

Além disso, há um alto percentual (93%) de empresas que concordam que monitorar indicadores é importante para a efetividade do programa de diversidade. 

Os líderes precisam estar atentos a esses números, aumentando a efetividade e o grau de inovação das suas iniciativas. É este tipo de abordagem que vai permitir que as organizações naveguem com maior tranquilidade durante períodos de altíssima incerteza, como este que estamos vivendo hoje por causa do Coronavírus.

Transformações na prática: a busca por soluções digitais, de baixo custo e inovadoras
————————————————————————————-

Com o cenário atual, praticamente todas as empresas estão se questionando: como inovar a minha estratégia de diversidade, adotando uma abordagem digital, escalável e com um bom custo benefício?

Para apoiar os programas de diversidade das organizações e ajudá-las a encontrar uma resposta para essa pergunta, resolvemos antecipar o lançamento do Diversidade SA para o mês de junho. 

O Diversidade SA a primeira comunidade virtual de aprendizagem do mercado, criada para reunir empresas engajadas em construir uma cultura inclusiva. 

Ou seja, é uma espécie de rede / movimento empresarial similar ao “Movimento Mulher360”, “Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+”, mas com um formato digital, escalável e interseccional (nosso objetivo é abordar todas as dimensões da diversidade).

Os usuários serão as pessoas responsáveis por liderar o tema de diversidade dentro da organização, que atuarão como multiplicadores e facilitadores, tendo o potencial de atingir todos os colaboradores da empresa. Ao desenvolvermos a solução, entendemos que seria fundamental que as empresas assinantes tivessem acesso à:

* Master Classes ao vivo: Treinamentos com os melhores especialistas de diversidade ao longo de todo o ano

* Cursos online exclusivos: Diferentes trilhas  de aprendizagem e cursos on demand para você se especializar e se tornar referência em diversidade e inclusão. 

* Biblioteca de conteúdos: Curadoria com os melhores materiais sobre diversidade em diferentes formatos (guias, manuais, cases, vídeos, podcasts e resumos de livros).

* Aprendizagem social: Faça networking com os usuários da plataforma, que lideram os programas de diversidade nas principais empresas do Brasil.

Ou seja, reuniremos em um só lugar o melhor conteúdo de diversidade do mercado!

Manteremos a comunidade viva e disponibilizaremos conteúdo ao longo do ano todo. E, por ser uma solução digital, conseguimos proporcionar escalabilidade para sua estratégia educacional.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/646f70c9-7387-478c-93ca-0a46eb3da4db.png)

Conheça: [www.blend-edu.com/diversidade-sa](http://www.blend-edu.com/diversidade-sa)

Nós, da Blend Edu, acreditamos (mais do que nunca) que o mundo pós-coronavírus será ainda mais humano, digital, empático e inclusivo. Seguimos juntos, juntas e juntes.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura
ESG
Conheça as 8 habilidades necessárias para que o profissional sênior esteja em consonância com o conceito de trabalhabilidade

Cris Sabbag

6 min de leitura
ESG
No mundo corporativo, onde a transparência é imperativa, a Washingmania expõe a desconexão entre discurso e prática. Ser autêntico não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica para líderes que desejam prosperar e construir confiança real.

Marcelo Murilo

8 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo onde as empresas têm mais ferramentas do que nunca para inovar, por que parecem tão frágeis diante da mudança? A resposta pode estar na desconexão entre estratégia, gestão, cultura e inovação — um erro que custa bilhões e mina a capacidade crítica das organizações

Átila Persici

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A ascensão da DeepSeek desafia a supremacia dos modelos ocidentais de inteligência artificial, mas seu avanço não representa um triunfo da democratização tecnológica. Embora promova acessibilidade, a IA chinesa segue alinhada aos interesses estratégicos do governo de Pequim, ampliando o debate sobre viés e controle da informação. No cenário global, a disputa entre gigantes como OpenAI, Google e agora a DeepSeek não se trata de ética ou inclusão, mas sim de hegemonia tecnológica. Sem uma governança global eficaz, a IA continuará sendo um instrumento de poder nas mãos de poucos.

Carine Roos

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A revolução da Inteligência Artificial está remodelando o mercado de trabalho, impulsionando a necessidade de upskilling e reskilling como estratégias essenciais para a competitividade profissional. Empresas como a SAP já investem pesadamente na requalificação de talentos, enquanto pesquisas indicam que a maioria dos trabalhadores enxerga a IA como uma aliada, não uma ameaça.

Daniel Campos Neto

6 min de leitura
Marketing
Empresas que compreendem essa transformação colhem benefícios significativos, pois os consumidores valorizam tanto a experiência quanto os produtos e serviços oferecidos. A Inteligência Artificial (IA) e a automação desempenham um papel fundamental nesse processo, permitindo a resolução ágil de demandas repetitivas por meio de chatbots e assistentes virtuais, enquanto profissionais se concentram em interações mais complexas e empáticas.

Gustavo Nascimento

4 min de leitura