Inovação

As vantagens de investir por meio de um corporate venture builder

Investir via CVB é ideal para investidores novatos, pois garante uma maior possibilidade de retorno, além de estar sempre compartilhando riscos e lucros com um grupo de pessoas com expertise de mercado
João Silva é CEO da Aduela Ventures, primeira corporate venture builder no segmento de comunicação e entretenimento no Brasil.

Compartilhar:

No universo dos investimentos existe uma crença de que sempre há alguma incerteza ao investir. No entanto, no caso de investimentos de alto risco, mesmo que no momento da aplicação não seja possível saber qual será a margem de lucro ou de eventuais perdas, o processo só é uma completa aposta se o investidor não sabe no que está investindo, não conhece o próprio perfil de investimento e tampouco faz uma análise detalhada do mercado. Além disso, não determinar uma margem para os investimentos e comprometer a renda principal é um erro que costuma levar o investidor ao fracasso.

Uma boa dica para quem nunca investiu em um negócio de risco é colocar o dinheiro via corporate venture builder (CVB), que são empresas que buscam investir em startups e alavancar a inovação tornando-se parceiras estratégicas delas, melhorando aspectos como administração, negócios e processos existentes. Investir via CVB garante uma maior possibilidade de retorno e é um primeiro passo para que o investidor novato, por exemplo, aprenda e desenvolva suas competências.

Há inúmeras vantagens para o investidor que escolhe aplicar o seu dinheiro através de um CVB em startups. O primeiro ponto é que ele nunca estará sozinho. Ao se apoiar em um CVB, o investidor está compartilhando riscos e lucros com um grupo de pessoas dedicadas, com expertise de mercado e mitigadoras de risco.

Vale ressaltar que a equipe de um CVB é composta por profissionais com visão estratégica, atentos aos potenciais riscos do negócio e que conseguem enxergar os problemas e trabalhar para resolvê-los. Poder contar com um time coeso e competente, aumentam as chances de sucesso do investimento, já que, além de experiência, possuem conexões e acesso aos nomes mais importantes do mercado.

Outro ponto importante é que ao investir em uma startup através de um CVB, o investidor está investindo, na verdade, em um portfólio de startups. Ao diversificar os investimentos, os riscos são menores, portanto, a possibilidade de obter retorno com o investimento via CVB é alta, porque se está trabalhando em várias áreas. Aliás, para o investidor mais antigo, que geralmente é mais conservador, esse é um grande atrativo, porque a possibilidade de diversificação de investimentos em startups diferentes aumenta bastante a possibilidade de ter resultado positivo, tendo um maior entendimento sobre investimentos e mercado de valores.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura