Uncategorized

Até o governo britânico está fazendo nudging

Psicólogo compartilha o framework Mindspace, que ajuda a fazer as políticas públicas “pegarem”

Compartilhar:

O governo britânico está utilizando nudges para tornar suas políticas mais eficazes. Em 2010, lançou uma unidade dedicada a isso, o Behavioural Insights Team (BIT). Mas você sabe o que é nudge? 

Há dez anos, o termo “nudge” começou a entrar no vocabulário ativo dos gestores. Originalmente, designa o ato de tocar de leve o ombro de uma pessoa a fim de chamar sua atenção para algo. Os especialistas em economia comportamental Richard Thaler e Cass Sunstein, autores de _Nudge: o empurrão para a escolha certa_, trataram de trazê-lo para o mundo dos negócios e ressignificá-lo. Em linguagem business, nudge é um meio de direcionar os comportamentos desejados sem ter de recorrer a ordens, instruções, incentivos agressivos ou punições. E pode ser utilizado por quaisquer organizações – tanto empresas e famílias como governos. 

Recentemente, a revista _Rotman Management_, ligada à escola de negócios da University of Toronto, publicou artigo do líder do BIT, o psicólogo britânico David Halpern, explicando o framework que ele aplica para desenvolver nudges na terra da rainha, batizado de Mindspace: 

**M de Mensageiro** – É preciso entender que nós, seres humanos, somos fortemente influenciados por quem transmite uma informação. 

**I de Incentivos** – Nossas respostas a incentivos são moldadas por atalhos mentais previsíveis (vieses heurísticos), como a propensão a evitar perdas de qualquer jeito. 

**N de Normas** – Somos fortemente influenciados pelo que os outros fazem.

**D de Defaults (padrões)** – Vamos com a “manada” das opções preestabelecidas. 

**S de Saliência** – Nossa atenção sempre recai sobre o que é novo e sobre o que é relevante para nós. 

**P de Primórdios** – Nossas ações costumam ser influenciadas por gatilhos subconscientes. 

**A de Afetos** – Nossas associações emocionais podem moldar nossas ações.

**C de Comprometimento** – Tentamos ser coerentes com nossas promessas públicas e com o princípio da reciprocidade. 

**E de Ego** – Agimos sempre de modo a nos sentirmos pessoas melhores.  

O BIT foi logo copiado por governos do mundo todo, do Canadá à Índia. No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro tem estruturado projetos de nudge nos últimos dois anos, em parceria com organizações internacionais. Como conta o consultor José Moulin Neto, um dos responsáveis pelo programa, o nudge já acumula várias conquistas, incluindo maior pagamento de impostos – só uma carta com uma mensagem-nudge no fim do ano alavancou uma arrecadação de IPTU 200% maior.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro