Uncategorized

Até o governo britânico está fazendo nudging

Psicólogo compartilha o framework Mindspace, que ajuda a fazer as políticas públicas “pegarem”

Compartilhar:

O governo britânico está utilizando nudges para tornar suas políticas mais eficazes. Em 2010, lançou uma unidade dedicada a isso, o Behavioural Insights Team (BIT). Mas você sabe o que é nudge? 

Há dez anos, o termo “nudge” começou a entrar no vocabulário ativo dos gestores. Originalmente, designa o ato de tocar de leve o ombro de uma pessoa a fim de chamar sua atenção para algo. Os especialistas em economia comportamental Richard Thaler e Cass Sunstein, autores de _Nudge: o empurrão para a escolha certa_, trataram de trazê-lo para o mundo dos negócios e ressignificá-lo. Em linguagem business, nudge é um meio de direcionar os comportamentos desejados sem ter de recorrer a ordens, instruções, incentivos agressivos ou punições. E pode ser utilizado por quaisquer organizações – tanto empresas e famílias como governos. 

Recentemente, a revista _Rotman Management_, ligada à escola de negócios da University of Toronto, publicou artigo do líder do BIT, o psicólogo britânico David Halpern, explicando o framework que ele aplica para desenvolver nudges na terra da rainha, batizado de Mindspace: 

**M de Mensageiro** – É preciso entender que nós, seres humanos, somos fortemente influenciados por quem transmite uma informação. 

**I de Incentivos** – Nossas respostas a incentivos são moldadas por atalhos mentais previsíveis (vieses heurísticos), como a propensão a evitar perdas de qualquer jeito. 

**N de Normas** – Somos fortemente influenciados pelo que os outros fazem.

**D de Defaults (padrões)** – Vamos com a “manada” das opções preestabelecidas. 

**S de Saliência** – Nossa atenção sempre recai sobre o que é novo e sobre o que é relevante para nós. 

**P de Primórdios** – Nossas ações costumam ser influenciadas por gatilhos subconscientes. 

**A de Afetos** – Nossas associações emocionais podem moldar nossas ações.

**C de Comprometimento** – Tentamos ser coerentes com nossas promessas públicas e com o princípio da reciprocidade. 

**E de Ego** – Agimos sempre de modo a nos sentirmos pessoas melhores.  

O BIT foi logo copiado por governos do mundo todo, do Canadá à Índia. No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro tem estruturado projetos de nudge nos últimos dois anos, em parceria com organizações internacionais. Como conta o consultor José Moulin Neto, um dos responsáveis pelo programa, o nudge já acumula várias conquistas, incluindo maior pagamento de impostos – só uma carta com uma mensagem-nudge no fim do ano alavancou uma arrecadação de IPTU 200% maior.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura