Gestão de Pessoas

Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Com solução para admissão 100% digital, a Danone evitou mais de 80 mil conferências manuais, poupando 7.520 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos
Hugo Rodrigues possuí uma sólida experiência em Vendas, Administração, OMNI e Relações com Investidores em grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como startups. Atualmente, é diretor de Negócios na Unico, empresa brasileira de identidade digital, sendo responsável por produtos como Unico Auto, Unico People e Unico Doc. Possui ampla e diferenciada perspectiva de negócios B2B adquirida com experiência no segmento de bebidas de grande porte, ao atuar na Ambev e em startups focadas no setor. Já atuou como CEO e Diretor Geral em empresas como Petlove, Vet Smart e Printi, com responsabilidade estatutária pelas áreas Administrativo-Financeira e cumprimento da governança local em diferentes países. É bacharel em Ciência da Computação com MBA pela London Business School.

Compartilhar:

O Brasil criou 1.483.598 postos de trabalho com carteira assinada em 2023.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, São Paulo registrou 290.719 postos, seguido do Rio de Janeiro, com 160.680, e Minas Gerais, que teve 140.836 contratações.

Nesse cenário, o papel do RH se torna imprescindível não só para o acolhimento e a inserção na cultura da empresa, mas para otimizar a contratação e acelerar a chegada de novos colaboradores. A adesão de ferramentas que facilitam processos de admissão e gestão de pessoas, reduzindo custos para as empresas, se torna fundamental.

Pautada pela inovação, a Danone buscava uma solução que automatizasse seus processos de contratações, respeitando a melhor experiência de dentro para fora.
Para isso, a companhia decidiu investir em algo que contribuísse para a jornada do candidato após passar no processo seletivo e apostou no Unico People, uma solução de admissão 100% digital e de assinatura eletrônica integrada desenvolvida pela Unico.

Com este tipo de alternativa, que envolve os processos se tornaram extremamente diferentes. Em três anos, a Danone economizou mais de 7.520 horas de trabalho operacional do seu departamento de RH. Hoje, 29% dos documentos enviados são assinados em até duas horas, enquanto 42% são feitos em até 12 horas. E, para alinhar as expectativas e objetivos de ESG da companhia, a transformação e a digitalização do departamento de RH foram priorizadas e prioritárias, incluindo a adequação dos processos às leis de proteção de dados.

Hoje, a operação brasileira da Danone possui cerca de 3.500 funcionários, sendo que mais da metade deles foi admitida digitalmente pela plataforma. A tecnologia possibilitou não só uma melhor sinergia dos processos, mas trouxe agilidade na contração, permitindo a escolha dos benefícios de maneira antecipada e assinatura dos documentos admissionais de maneira eletrônica.

“Hoje, o colaborador pode fazer todo processo de admissão na palma da sua mão com o seu celular. Ganhamos dinâmica no nosso trabalho. Se não fosse a praticidade e a celeridade que a solução oferece, teríamos uma rotina de tarefas burocráticas. Também evoluímos na produtividade da equipe, com a admissão digital e a assinatura eletrônica de documentos. Só no primeiro semestre de 2023, a média de satisfação dos funcionários chegou a 4,59, o que consideramos como excelente”, comenta Celso Minatel, Gerente Sênior de Employer Services.

Os primeiros resultados foram perceptíveis logo no início, mas, ao longo de três anos, foi possível mensurar os impactos positivos no RH, na sustentabilidade e na percepção dos candidatos. Desde a implementação até dezembro de 2023, foram mais de 65 mil de documentos enviados para assinatura eletrônica e, com o processo de admissão 100% digital, foi possível:

• Evitar 83.560 conferências manuais de documentos;

• Poupar 4.512 horas de trabalho e 3.008 horas de retrabalhos;

• Evitar o tombamento de 10 eucaliptos (preservação);

• Evitar a emissão de mais de 120 kg de CO2 na atmosfera;

• Evitar o desperdício de mais de 835 mil litros de água;

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro