Transformação Digital, Gestão de pessoas

Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Especialistas explicam como tirar o melhor proveito da ferramenta para diminuir os índices de rotatividade dos funcionários e aumentar a satisfação profissional
Ellen Murray é orientadora de carreira e especialista em Pessoas e Cultura na Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade Com mais de 10 anos de experiência com orientação de profissional, análise de benefícios e processos de recrutamento humanizados, Ellen Murray é, atualmente, Especialista em Carreiras do ecossistema de educação e empregabilidade Refuturiza. A profissional possui graduação em Psicologia e Gestão de Recursos Humanos, além de somar certificações como Mentoria Humanizada, Análise Comportamental Aprofundada e Recrutamento e Seleção focados em D&I.

Compartilhar:

A Avaliação 9 Box é uma ferramenta empregada pelo departamento de Pessoas e Cultura para avaliar o desempenho e o potencial dos colaboradores. Ao comparar os resultados atuais com as expectativas da organização, essa avaliação auxilia na identificação de talentos, no desenvolvimento de líderes e no alinhamento das estratégias de pessoal com os objetivos organizacionais, configurando-se uma abordagem estratégica.

Segundo o levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page, mais de 80% dos funcionários que deixam seus empregos o fazem devido a questões relacionadas à insatisfação com a liderança, falta de oportunidades de crescimento ou falta de reconhecimento. Assim, implementar a Avaliação 9 Box pode ajudar as empresas a minimizar esses problemas, fornecendo uma estrutura clara para o desenvolvimento de talentos e a progressão na carreira.

Para a sócia-diretora e especialista em Pessoas e Cultura da Refuturiza, Renata Fonseca, adotar essa metodologia é não apenas identificar e desenvolver seus líderes de amanhã, mas também aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários, reduzindo os índices de rotatividade:

“A avaliação 9 box ajuda as empresas a identificar talentos dentro da organização, destacando colaboradores com alto potencial e desempenho, e planejando o desenvolvimento de carreira dos colaboradores de acordo com suas capacidades e aspirações”, destaca a profissional da Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade.

Por meio da ferramenta, é possível identificar talentos e criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de forma estratégica.

“Com 9box, conseguimos criar feedback estruturado que não aborda somente habilidades técnicas, mas leva em consideração as habilidades comportamentais dos colaboradores”, complementa Ellen Murray, orientadora de carreira e especialista em RH na Refuturiza.

# Avaliação 9 box sob medida para cada empresa

Também conhecida como Matriz Nine Box, a Avaliação 9 box avalia e classifica os colaboradores com base em duas dimensões principais. Nesse método de avaliação, os trabalhadores são plotados em um gráfico de duas dimensões, com o eixo horizontal representando o desempenho atual e o eixo vertical representando o potencial de crescimento futuro, no caso da empresa ter escolhido esse parâmetro de avaliação. Isso resulta em uma grade de nove quadrantes, daí o nome 9 Box.

Cada quadrante tem um significado distinto e aponta um conjunto específico de ações que podem ser tomadas em relação aos colaboradores.

Na Avaliação 9 Box, os eixos são editáveis, assim a empresa pode parametrizar os que serão utilizados na avalição.

“Esse é um diferencial grande da nossa plataforma: permitir que a empresa parametrize as dimensões que serão avaliadas. Desta forma, os gestores têm liberdade em utilizar a avaliação que faz mais sentido para a empresa. Por exemplo, é possível utilizar Desempenho x Potencial, Desempenho x Valores ou Desempenho x Fit Cultural, entre outros”, cita Renata.

Fit cultural – ou compatibilidade cultural – refere-se à harmonia entre um indivíduo e a cultura de uma organização. Em outras palavras, é a adequação entre os valores, crenças e comportamentos de uma pessoa e os valores, crenças e comportamentos que são valorizados e incentivados por uma empresa ou grupo.

Quando há um bom fit cultural, os funcionários tendem a estar mais engajados, satisfeitos e produtivos, pois se sentem alinhados com os objetivos e a forma de trabalhar da organização.

“Um dos pilares da construção da Avaliação 9 box é transparência em todos os processos. Sabemos que, para criar uma cultura organizacional forte e alinhada, a empresa precisa criar processos transparentes e uma comunicação clara. A 9 box busca encontrar e reter talentos, focando sempre na individualidade de cada profissional. De maneira clara, a ferramenta tem um papel relevante na formação de uma cultura organizacional sólida, fomentando transparência, meritocracia, crescimento constante e participação ativa dos funcionários”, explica Ellen.

# Como aplicar a avaliação na sua empresa

Para implementar com sucesso a Avaliação 9 Box na empresa, é importante capacitar os profissionais, bem como os gestores que participarão do processo. Com instrutores especializados e uma abordagem prática, é possível aprimorarem suas habilidades e impulsionarem o sucesso organizacional.

A ideia dos cursos é ensinar como criar e analisar essa ferramenta, mostrar quais são os planos para permanência, desenvolvimento individual e alta performance dos colaboradores, tipos de feedbacks, técnicas de comunicação não violenta, ferramenta diário de bordo, indicadores e métricas, entre outros conhecimentos, oferecendo uma oportunidade única para os profissionais interessados, assim podem aprimorar suas habilidades e impulsionarem o sucesso organizacional.

A tecnologia permite resultados assertivos e economia de recursos. Plataformas de Gestão de Pessoas têm disponibilizado soluções ágeis para operacionalizar a avaliação em empresas de diferentes portes e atuantes em diferentes segmentos.

“Oferecer a Avaliação 9 box de forma on-line pode tornar o processo mais eficiente, acessível e conveniente para colaboradores e gestores, ao mesmo tempo em que reduz custos e melhora a experiência geral do processo de avaliação”, ressalta Renata Fonseca.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Alinhando estratégia, cultura organizacional e gestão da demanda, a indústria farmacêutica pode superar desafios macroeconômicos e garantir crescimento sustentável.

Ricardo Borgatti

5 min de leitura
Empreendedorismo
A Geração Z não está apenas entrando no mercado de trabalho — está reescrevendo suas regras. Entre o choque de valores com lideranças tradicionais, a crise da saúde mental e a busca por propósito, as empresas enfrentam um desafio inédito: adaptar-se ou tornar-se irrelevantes.

Átila Persici

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A matemática, a gramática e a lógica sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Agora, diante da ascensão da IA, elas se tornam ainda mais cruciais—não apenas para criar a tecnologia, mas para compreendê-la, usá-la e garantir que ela impulsione a sociedade de forma equitativa.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG
Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão

Marcelo Vitoriano

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O anúncio do Majorana 1, chip da Microsoft que promete resolver um dos maiores desafios do setor – a estabilidade dos qubits –, pode marcar o início de uma nova era. Se bem-sucedido, esse avanço pode destravar aplicações transformadoras em segurança digital, descoberta de medicamentos e otimização industrial. Mas será que estamos realmente próximos da disrupção ou a computação quântica seguirá sendo uma promessa distante?

Leandro Mattos

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura
ESG
Conheça as 8 habilidades necessárias para que o profissional sênior esteja em consonância com o conceito de trabalhabilidade

Cris Sabbag

6 min de leitura