Uncategorized

Blockchain: o que isso significa para o RH?

Tecnologia pode ajudar a baratear busca por talentos e a evitar as infames mentiras nos currículos.
Athila Machado é cofundador da Mereo, HRTech focada em gestão de performance, talentos, reconhecimento e recompensa.

Compartilhar:

Os holofotes em torno do blockchain têm aumentado, e motivos não faltam. Em linhas gerais, trata-se de uma base de dados contínua, na qual pessoas e empresas podem armazenar e compartilhar informações de modo seguro.

O blockchain também está mudando não só a forma com que os processos são executados, mas, acima de tudo, como se dão as relações descentralizadas, em que nenhuma entidade controla ou dita as regras. Tudo passa por um mecanismo de consenso que verifica e aprova as transações, eliminando a necessidade de um intermediário.

E aí, surge a pergunta: como essa tecnologia pode ajudar o RH? O número de startups para o segmento de RH vem crescendo, e existem várias soluções baseadas em blockchain para problemas comuns à área, como recrutamento, verificação, referência, contratos inteligentes, ciclo de vida do funcionário, transações seguras, comparecimento, conformidade e auditoria.

Eles trazem, no entanto, desafios que precisam ser resolvidos. No mercado de trabalho, são questões que oneram a cadeia e trazem lentidão a todo processo. Vamos a eles:

__Problemas de fornecimento de talentos:__ se você observar o recrutamento e a contratação, há pouca visibilidade das informações sobre os trabalhadores disponíveis e uma correspondência ineficiente.

__Custo da mão de obra:__ em mercados de talentos ineficientes, os empregadores pagam de 15% a 30% do custo do contrato aos intermediários. No lado receptor, empreiteiros, fornecedores, consultores ou freelancers, às vezes, precisam esperar muitos meses antes de serem pagos. Isso não é apenas frustrante para as partes envolvidas, mas também afeta a viabilidade dos negócios. Só no Reino Unido, quase 20% das PME enfrentam a falência devido a atrasos nos pagamentos.

__Fraude de candidatos:__ há baixa confiança na identidade e nas qualificações dos candidatos e muitos contam mentiras em seus currículos.

Outras questões específicas do mercado de trabalho envolvem o viés de seleção e os grupos de talentos que mudam rapidamente. Então, para onde tudo isso nos levará? Tal como acontece com distintas áreas, os desenvolvimentos tecnológicos – e sua adoção – levam tempo.

A implementação de soluções baseadas em blockchain para lidar com alguns dos desafios de RH mencionados acima não acontecerá da noite para o dia, provavelmente será um processo gradual. Podemos, inclusive, pensar em ondas dessa tecnologia no trabalho. A primeira, talvez, seja em torno da verificação de candidatos baseada em blockchain, um caso de uso direto. Os pagamentos de funcionários em tempo real podem ser outro. Já a segunda pode ser sobre melhores mercados de talentos, mais visibilidade do trabalho. Também poderia implicar mais confiança no mercado.

Agora, é claro, há desafios, como os atuais, relacionados ao custo e velocidade de transação. Então, vamos precisar acertar o processo, e isso não será uma tarefa fácil. Conheça, a seguir, alguns projetos de blockchain:

__[R_Block:](https://zinc.work/)__ é uma rede de contratação descentralizada e à prova de identidade. Os usuários da plataforma possuem suas habilidades e seus dados de experiência e decidem com quem desejam compartilhar essas informações e quando. Os trabalhadores podem ganhar “CV tokens” por compartilhar seu perfil e interagir com recrutadores, e podem transformar suas habilidades comprovadas e histórico de trabalho em um currículo compartilhável.

__[TiiQu:](https://www.tiiqu.com/)__ é uma plataforma baseada em blockchain que usa a imutabilidade e a fonte verificável de qualidades de dados para criar um passaporte digital. Ele pode, entre outras funções, ser usado como prova da confiabilidade, da identidade e das qualificações profissionais de um indivíduo. Resumindo: no TiiQu, há a missão de remover as suposições e as suposições das afirmações de um indivíduo sobre si mesmo.

__[Vault:](https://vaultplatform.com/)__ é a primeira plataforma de combate ao assédio alimentada por blockchain do mundo. Permite que os usuários registrem experiências de assédio, armazenem evidências e memorandos pessoais. Os usuários têm controle total sobre as informações armazenadas em seu cofre. Nenhuma outra parte pode acessá-lo sem consentimento explícito.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.
12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura