Uncategorized

Blockchain: o que isso significa para o RH?

Tecnologia pode ajudar a baratear busca por talentos e a evitar as infames mentiras nos currículos.
Athila Machado é cofundador da Mereo, HRTech focada em gestão de performance, talentos, reconhecimento e recompensa.

Compartilhar:

Os holofotes em torno do blockchain têm aumentado, e motivos não faltam. Em linhas gerais, trata-se de uma base de dados contínua, na qual pessoas e empresas podem armazenar e compartilhar informações de modo seguro.

O blockchain também está mudando não só a forma com que os processos são executados, mas, acima de tudo, como se dão as relações descentralizadas, em que nenhuma entidade controla ou dita as regras. Tudo passa por um mecanismo de consenso que verifica e aprova as transações, eliminando a necessidade de um intermediário.

E aí, surge a pergunta: como essa tecnologia pode ajudar o RH? O número de startups para o segmento de RH vem crescendo, e existem várias soluções baseadas em blockchain para problemas comuns à área, como recrutamento, verificação, referência, contratos inteligentes, ciclo de vida do funcionário, transações seguras, comparecimento, conformidade e auditoria.

Eles trazem, no entanto, desafios que precisam ser resolvidos. No mercado de trabalho, são questões que oneram a cadeia e trazem lentidão a todo processo. Vamos a eles:

__Problemas de fornecimento de talentos:__ se você observar o recrutamento e a contratação, há pouca visibilidade das informações sobre os trabalhadores disponíveis e uma correspondência ineficiente.

__Custo da mão de obra:__ em mercados de talentos ineficientes, os empregadores pagam de 15% a 30% do custo do contrato aos intermediários. No lado receptor, empreiteiros, fornecedores, consultores ou freelancers, às vezes, precisam esperar muitos meses antes de serem pagos. Isso não é apenas frustrante para as partes envolvidas, mas também afeta a viabilidade dos negócios. Só no Reino Unido, quase 20% das PME enfrentam a falência devido a atrasos nos pagamentos.

__Fraude de candidatos:__ há baixa confiança na identidade e nas qualificações dos candidatos e muitos contam mentiras em seus currículos.

Outras questões específicas do mercado de trabalho envolvem o viés de seleção e os grupos de talentos que mudam rapidamente. Então, para onde tudo isso nos levará? Tal como acontece com distintas áreas, os desenvolvimentos tecnológicos – e sua adoção – levam tempo.

A implementação de soluções baseadas em blockchain para lidar com alguns dos desafios de RH mencionados acima não acontecerá da noite para o dia, provavelmente será um processo gradual. Podemos, inclusive, pensar em ondas dessa tecnologia no trabalho. A primeira, talvez, seja em torno da verificação de candidatos baseada em blockchain, um caso de uso direto. Os pagamentos de funcionários em tempo real podem ser outro. Já a segunda pode ser sobre melhores mercados de talentos, mais visibilidade do trabalho. Também poderia implicar mais confiança no mercado.

Agora, é claro, há desafios, como os atuais, relacionados ao custo e velocidade de transação. Então, vamos precisar acertar o processo, e isso não será uma tarefa fácil. Conheça, a seguir, alguns projetos de blockchain:

__[R_Block:](https://zinc.work/)__ é uma rede de contratação descentralizada e à prova de identidade. Os usuários da plataforma possuem suas habilidades e seus dados de experiência e decidem com quem desejam compartilhar essas informações e quando. Os trabalhadores podem ganhar “CV tokens” por compartilhar seu perfil e interagir com recrutadores, e podem transformar suas habilidades comprovadas e histórico de trabalho em um currículo compartilhável.

__[TiiQu:](https://www.tiiqu.com/)__ é uma plataforma baseada em blockchain que usa a imutabilidade e a fonte verificável de qualidades de dados para criar um passaporte digital. Ele pode, entre outras funções, ser usado como prova da confiabilidade, da identidade e das qualificações profissionais de um indivíduo. Resumindo: no TiiQu, há a missão de remover as suposições e as suposições das afirmações de um indivíduo sobre si mesmo.

__[Vault:](https://vaultplatform.com/)__ é a primeira plataforma de combate ao assédio alimentada por blockchain do mundo. Permite que os usuários registrem experiências de assédio, armazenem evidências e memorandos pessoais. Os usuários têm controle total sobre as informações armazenadas em seu cofre. Nenhuma outra parte pode acessá-lo sem consentimento explícito.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura