Assunto pessoal

Cansou de pessoas tóxicas? Saiba o que fazer

O livro "Jerks at work", da especialista Tessa West, da New York University, lista cinco táticas

Compartilhar:

A língua inglesa tem uma palavra única para definir pessoas tóxicas do trabalho: o bajulador, o ladrão de créditos, o microgerenciador, o manipulador, o aproveitador, o sabotador, todos esses são “jerks”. A tradução em português geralmente é um palavrão impublicável para essas pessoas de mau caráter frequentemente encontradas no local de trabalho. Tessa West é uma professora de psicologia da New York University, que estuda as interações humanas há duas décadas e é consultora científica da MindGym, consultoria de bem-estar organizacional. Uma vez, West chegou a reorganizar seu horário de trabalho para evitar compartilhar o banheiro com um indivíduo “jerk”. Essa experiência em particular a inspirou a pesquisar e lançar em 2022 um livro com táticas: *Jerks at Work: Toxic coworkers and what to do about them*. Aqui estão cinco delas, selecionadas pela revista Forbes:

__1 – Tente entender por que essa pessoa tóxica está fazendo o que está fazendo.__ Como é a paisagem emocional no trabalho? A maioria de nós pensa que idiotas são pessoas que querem nos atingir. No entanto, muitas vezes eles são produtos de seus próprios ambientes de trabalho: eles têm um chefe microgerenciador ou há uma cultura de medo que os leva a ser um pouco controladores demais. Saber essas coisas ajudará você a descobrir sua melhor abordagem no futuro.

__2 – Enfrente o comportamento problemático cedo e com frequência.__ A maioria de nós tem medo do confronto, então adiamos. Em vez disso, levante os problemas assim que puder. Concentre-se em pequenos comportamentos que tenham soluções claras – como não ter tempo de resposta suficiente em um projeto. Quando esperamos muito para confrontar as pessoas, muitas vezes nos concentramos em características em vez de comportamentos específicos. Por exemplo, em vez de dizermos: “Tive dificuldade em expressar meus pensamentos naquela reunião porque fui muito interrompido”, esperamos demais e acabamos estourando e dizendo: “Você me arrasa nas reuniões e suga todo o oxigênio do ambiente”. Comentários como esse não são úteis.

__3 – Pense fora da caixa quando se trata de formar aliados.__ É bom reclamar com nossos melhores amigos, mas eles geralmente não são as pessoas ideais para nos ajudar a sair de uma situação complicada no local de trabalho. Pense grande. Encontre alguém com quem você normalmente não interage e também seja vítima. Busque especialmente uma vítima com boa rede de contato. Use suas conexões para encontrar essas vítimas adicionais, que vão ajudar a sensibilizar os líderes para o problema.

__4 – Se você é chefe, não espere que as pessoas reclamem para agir.__ Nem todos os locais de trabalho têm imbecis, mas a maioria tem potencial para que eles apareçam. Pequenos passos, como fazer perguntas específicas aos membros da equipe sobre seus relacionamentos com outras pessoas no trabalho, são muito melhores do que perguntas genéricas como: “Está tudo bem?”. O objetivo é farejar problemas de relacionamento antes que eles se tornem grandes demais.

__5 – Dê uma boa e longa olhada no espelho.__ A maioria de nós não receberá feed­back direto de que somos “jerks” no trabalho, especialmente se ocuparmos posições de chefia. Mas o fato é que a maioria de nós é capaz, sim, de ficar aquém do ideal. E tudo bem, porque todos podemos melhorar. Saber o que traz à tona o seu eu pior no local de trabalho é a chave para evitar ser jerk.

Gostou das ideias de Tessa West? Você não precisa fofocar e desabafar por aí, pedir demissão ou enviar currículos para todas as empresas do mercado. Há saídas.

__Leia também: [Reinvente sua relação (doentia) com o trabalho](https://www.revistahsm.com.br/post/reinvente-sua-relacao-doentia-com-o-trabalho)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A ilusão que alimenta a disrupção

Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

De olho

Liderança, ética e o poder do exemplo: o caso Hunter Biden

Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura