Healing leadership

Capitalismo consciente e tecnologia

Talvez esse seja o melhor – ou o único – caminho para conseguirmos realmente promover uma economia sustentável

Daniela Garcia

Daniela Garcia é CEO do Instituto Capitalismo Consciente, entusiasta do terceiro setor e dos negócios...

Compartilhar:

Capitalismo consciente é um conceito que nasceu para que as empresas aliassem propósito e lucro. Isso depende de um líder consciente de seu papel e de sua função. A tecnologia, por sua vez, desempenha um papel crucial, permitindo que as organizações sejam mais inovadoras, sustentáveis e eficientes. Para explorar esse raciocínio, trouxe cinco tópicos que nos ajudam a enxergar as dimensões desse conceito.

__1. Pilares do capitalismo consciente como alicerce da gestão.__ O capitalismo consciente é baseado em quatro princípios: ter um propósito maior e entender a razão pela qual sua empresa existe, cuidar de todos os stakeholders de forma equânime, ter uma liderança consciente de seu papel e de seu impacto e cultivar uma cultura consciente. Nesse contexto, a tecnologia é poderosa para impulsionar governança e capacitar as empresas a abraçar a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência de dados e informações.

__2. Eficiência operacional.__ A tecnologia permite que as empresas otimizem processos, reduzam desperdícios e tornem suas operações mais eficientes. Isso estimula a produtividade e ajuda a minimizar o impacto ambiental. Com a tecnologia, podemos operar com rastreabilidade, acompanhando toda a cadeia de fornecimento. Empresas conscientes se preocupam com seus fornecedores e entregam transparência de dados aos consumidores e clientes. O blockchain também traz eficiência nas relações. Até com pequenos produtores essa tecnologia é capaz de garantir transparência nas negociações.

__3. Inovação.__ Quem tem consciência e olha para o futuro se desafia o tempo todo, e a inovação é o exercício diário desse tipo de raciocínio. A tecnologia tem um papel fundamental na busca por soluções inovadoras que abordem desafios sociais e ambientais. Projetos de economia circular, energia renovável, sistemas agrícolas diferenciados, tudo passa por tecnologia.

__4. Comunicação e conscientização.__ Quem acompanhou a chegada das redes sociais no Brasil pôde entender o quanto elas alteraram a forma com a qual as marcas falam sobre seus serviços e produtos, e, mais do que isso, a forma como se relacionam com clientes e consumidores. Esse novo jeito de fazer comunicação e marketing é integralmente baseado na tecnologia da inteligência de dados. É por meio dela que as empresas podem se comunicar com stakeholders, construindo uma base de apoio mais ampla.

__5. Inspiração e aprendizado contínuo.__ Um líder consciente se preocupa com o bem-estar de todos. Está comprometido com o autodesenvolvimento e busca novas formas de criar impacto positivo. Com a internet, temos acesso a conteúdos nacionais e internacionais, quando quisermos.

Capitalismo consciente e tecnologia oferecem juntos grandes oportunidades para construção de uma economia mais sustentável e justa. A combinação incentiva um comportamento mais transparente e orientado para a sustentabilidade, com visão ética e inclusiva, pavimentando o caminho para um futuro melhor para todos.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O novo sucesso que os RHs não estão percebendo

As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Quem pode mais: o que as eleições têm a nos dizer? 

Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.